Luis Claudio Santana Montenegro
Ver todos os colunistas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Autor propõe forma de operacionalizar a extinção do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a maioria dos casos de cessão de áreas portuária em portos públicos
Viabilidade para quem, cara-pálida? Parte 2
7 meses atrás
Uma sugestão para a extinção do EVTEA na maioria dos casos de cessão de áreas portuárias
Discussões inúteis e vazias têm atrasado demandas no Porto de Itajaí
Logística não aceita desaforos
8 meses atrás
Enquanto burocracia leva vários ativos públicos ao abandono, investidores buscam soluções individualizadas
Viabilidade para quem, cara-pálida?
9 meses atrás
Ele é engenheiro civil e mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia
Receita para um planejamento portuário de Estado
10 meses atrás
É possível ampliar capacidade com melhorias operacionais e aumento de eficiência
Mais da metade das áreas nos 37 portos públicos brasileiros estão vazias
Futuro dos portos: coragem disruptiva
1 ano atrás
É preciso enfrentar as questões burocráticas e buscar uma verdadeira disrupção nos mecanismos
Os portos, como subsistema essencial na atividade de transporte, estão inseridos de forma importante na logística brasileira
Na verdade, o que fazem os portos?
1 ano atrás
Uma função dos portos também deve ser a de agregar valor aos clientes
O atual debate sobre o setor coloca em disputa a priorização entre a urgente necessidade de ampliação da capacidade e a proteção de mercados
Capacidade portuária: o que nos diz a inteligência artificial?
1 ano atrás
Veja respostas sobre capacidade portuária e dilema sobre debate público nos principais portos do Brasil
O Brasil precisa de planejamento logístico e transparência
Feliz Natal logístico!
1 ano atrás
Interação com a sociedade e critérios claros de priorização para projetos e investimentos são elementos fundamentais
O STS10, no Saboó, é um gargalo preocupante que impõe custos de atrito logístico ao sistema portuário nacional de contêineres
Logística jogando no ataque: o transporte multimodal
1 ano atrás
Sistema é fruto da convenção das Nações Unidas sobre transporte multimodal internacional de mercadorias
Porto de Santos
Clareza de objetivos x falha institucional no setor portuário
1 ano atrás
Projetos de logística devem estar ligados à ampliação da produção e do comércio
Logo A Tribuna
Newsletter