Luis Claudio Santana Montenegro
Ver todos os colunistas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Mais da metade das áreas nos 37 portos públicos brasileiros estão vazias
Futuro dos portos: coragem disruptiva
8 meses atrás
É preciso enfrentar as questões burocráticas e buscar uma verdadeira disrupção nos mecanismos
Os portos, como subsistema essencial na atividade de transporte, estão inseridos de forma importante na logística brasileira
Na verdade, o que fazem os portos?
9 meses atrás
Uma função dos portos também deve ser a de agregar valor aos clientes
O atual debate sobre o setor coloca em disputa a priorização entre a urgente necessidade de ampliação da capacidade e a proteção de mercados
Capacidade portuária: o que nos diz a inteligência artificial?
10 meses atrás
Veja respostas sobre capacidade portuária e dilema sobre debate público nos principais portos do Brasil
O Brasil precisa de planejamento logístico e transparência
Feliz Natal logístico!
11 meses atrás
Interação com a sociedade e critérios claros de priorização para projetos e investimentos são elementos fundamentais
O STS10, no Saboó, é um gargalo preocupante que impõe custos de atrito logístico ao sistema portuário nacional de contêineres
Logística jogando no ataque: o transporte multimodal
1 ano atrás
Sistema é fruto da convenção das Nações Unidas sobre transporte multimodal internacional de mercadorias
Porto de Santos
Clareza de objetivos x falha institucional no setor portuário
1 ano atrás
Projetos de logística devem estar ligados à ampliação da produção e do comércio
O setor portuário já demonstrou maturidade para implementar consistentes trabalhos de planejamento
Estratégia emergencial para o dia seguinte portuário
1 ano atrás
As ações que têm por objetivo neutralizar situações de risco
O novo terminal do Porto de Santos continua dominando os debates
A preferência é acabar com as filas
1 ano atrás
O maior Porto da América Latina sofre com restrições de capacidade
O SSE é necessário para entregas de contêineres em regime de trânsito aduaneiro entre recintos alfandegados na mesma região aduaneira.
A ciência exata do SSE
1 ano atrás
Não há que se discutir opiniões sobre a existência ou não do SSE. Trata-se de fato científico, passível de comprovação
São décadas de reformas portuárias
O risco regulatório. Ou melhor: o risco das filas
1 ano atrás
Não podemos tomar um rumo que nos leve de volta à década de 80
Logo A Tribuna
Newsletter