Guarda municipal é flagrado dando soco na barriga de adolescente durante abordagem em Santos; VÍDEO

Suspeito foi acusado de cometer um assalto à mão armada e fugiu para o mar, mas foi regatado por um guarda-vidas

Por: ATribuna.com.br  -  26/04/24  -  14:49
Atualizado em 26/04/24 - 14:59
Abordagem aconteceu na praia do José Menino, em Santos
Abordagem aconteceu na praia do José Menino, em Santos   Foto: Arquivo pessoal

Um vídeo feito na tarde desta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um guarda civil municipal (GCM) de Santos dá um soco na barriga de um adolescente durante uma abordagem. O caso aconteceu na praia do José Menino. O suspeito, que foi acusado de cometer um assalto à mão armada, havia fugido para o mar, mas foi resgatado por um guarda-vidas e, depois, detido pelos agentes da Guarda Civil Municipal.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Nas imagens, o adolescente aparece próximo à Ilha Urubuqueçaba e logo um guarda-vidas aparece com uma moto aquática. O jovem, então, se segura no veículo e é levado para a faixa de areia.


Logo em seguida, os guardas civis vão em direção ao suspeito para detê-lo. Mesmo imobilizado por dois GCMs, outro agente aparece dando um soco na barriga do adolescente. Depois, ele é levado até a viatura e encaminhado para a delegacia.



Caso

Conforme a Prefeitura, uma equipe da GCM estava fazendo ronda pela orla quando uma pessoa abordou a equipe e disse que havia sido vítima de um assalto à mão armada, próximo à divisa de São Vicente.


Com as características do suspeito, os agentes o viram fugindo pela faixa de areia em direção ao mar. O homem foi resgatado do mar por um guarda-vidas do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) e, depois, entregue aos agentes.


Ele foi levado para a Delegacia da Infância e da Juventude (Diju). A arma que ele supostamente teria usado no crime não foi encontrada pelos agentes.


Posicionamento

Em nota, a Secretaria de Segurança de Santos destaca que o uso de força excessiva e/ou abuso de poder não são admitidos na GCM. A pasta ainda informou que o Comando da GCM não recebeu denúncia de suposta agressão por parte dos guardas que capturaram o acusado e afirmou que as denúncias do gênero podem ser feitas junto à Corregedoria da GCM, por meio da Ouvidoria Municipal no telefone 162, ou Ouvidoria Digital, pelo 153.


Logo A Tribuna
Newsletter