Justiça Federal decreta prisão preventiva de italianos detidos em Praia Grande

Nicola e Patrick Assisi, pai e filho, foram capturados segunda-feira (8) de manhã, em Praia Grande, durante a Operação Barão Invisível, da Polícia Federal

Por: Eduardo Velozo Fuccia & Da Redação &  -  09/07/19  -  23:48
Justiça Federal decretou prisão preventiva de italianos presos em Praia Grande
Justiça Federal decretou prisão preventiva de italianos presos em Praia Grande   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

O juiz federal Roberto da Silva Oliveira referendou nesta terça-feira (9), em audiência de custódia na Justiça Federal em Santos, a regularidade do flagrante de pai e filho italianos acusados de ligação com a organização mafiosa 'Ndrangheta e com o narcotráfico internacional, decretando a prisão preventiva de ambos.


A audiência começou por volta das 15h e terminou às 16h30. Em seguida, sob forte esquema de segurança de agentes da Polícia Federal, Nicola Assisi e o seu filho, Patrick, foram levados à carceragem da superintendência da PF em São Paulo, na Lapa, Zona Oeste de São Paulo.


Com mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido do escritório da Interpol no Brasil, os italianos foram capturados segunda-feira (8) de manhã, em Praia Grande, durante a Operação Barão Invisível, da PF.


Além de cumprirem as ordens judiciais, os policiais federais prenderam os Assisi em flagrante por tráfico internacional de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Nas três coberturas duplex apontadas como sendo dos italianos, na Rua Ofélia Cassetari Reis, no bairro Aviação, havia três pistolas e cocaína.


A quantidade de droga apreendida não foi divulgada, mas na Delegacia da PF em Santos ela foi considerada suficiente para autuar os italianos por tráfico internacional. Os acusados foram assistidos na audiência de custódia pelo advogado Bruno Galhardo, do escritório de Eugênio Malavasi.


“Basicamente, o juiz quis saber se houve abuso na prisão. Não houve, mas questionamos o flagrante por tráfico, porque a droga estava em um imóvel que não pertence aos acusados, a quantidade apreendida é pequena e não há prova de que ela seria enviada ao exterior”, disse Galhardo.


Nicola reside em uma cobertura. Em outra, moram Patrick, a mulher e um casal de filhos, que aparentam 3 anos de idade. Os italianos ainda teriam uma terceira cobertura no edifício, que se encontra desocupada e onde estava a cocaína. A PF revistou minuciosamente os três imóveis.


Galhardo não soube informar a quantidade de cocaína recolhida na cobertura desabitada, sob a alegação de que seria necessário consultar o “auto de apreensão”. Ao fim da audiência de custódia, ele requereu a liberdade provisória dos clientes, mas Roberto Oliveira negou o pedido.


Condenado a 14 anos na Itália por tráfico e associação para o tráfico, Nicola possui passaporte argentino falso com o nome de Javier Varela. Ele estava foragido junto com o filho desde 2014. Desconfia-se que ambos passaram por Portugal e Argentina antes de virem ao Brasil.


Suspeitos de serem os braços da 'Ndrangheta na América do Sul, os Assisi estariam no comando do tráfico de cocaína para a Europa pelos portos de Santos e Paranaguá (PR). Nestas ações, a máfia italiana estaria associada com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).


Segundo a polícia, foram encontradas duas pistolas, dinheiro em espécie e vários veículos
Segundo a polícia, foram encontradas duas pistolas, dinheiro em espécie e vários veículos   Foto: Reprodução/Polícia Federal

Extradição


A Itália deve pedir em breve a extradição de Nicola e Patrick. Pelas redes sociais, o ministro Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública, parabenizou a PF pela captura dos mafiosos e demonstrou sua concordância com eventual pedido do governo italiano para que eles sejam extraditados.


De acordo com Malavasi, ele ainda não teve acesso à decisão do STF que decretou a preventiva dos Assisi e que deve ser o pontapé inicial para o provável pedido de extradição a ser feito pela Itália. “Ainda precisamos analisar esse assunto”, declarou o advogado.


Logo A Tribuna
Newsletter