Acusado de decepar dedos de jornalista em Santos tem prisão temporária prorrogada

Vítima foi abordada na última quinta-feira (16) no entorno do Orquidário Municipal

Por: Eduardo Velozo Fuccia & Da Redação &  -  23/01/20  -  08:13
Homem negou o crime, mas foi reconhecido pela vítima por foto
Homem negou o crime, mas foi reconhecido pela vítima por foto   Foto: Eduardo Velozo Fuccia/AT

A jornalista atacada a golpes de faca por um assaltante no entorno do Orquidário Municipal de Santos, na quinta-feira da semana passada, reconheceu pessoalmente o ex-presidiário Renan Souza de Oliveira, de 29 anos, e ele teve a sua prisão temporária prorrogada por mais 15 dias.


As informações foram confirmadas nesta quarta-feira (22) pelos delegados Manoel Gatto Neto e Carlos Schneider, respectivamente, diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior-6 (Deinter-6) e seccional de Santos.


Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) detiveram Renan no sábado à tarde. Ele estava na Rua Princesa Isabel, no bairro Itararé, na divisa de São Vicente com Santos. O ex-detento negou o roubo, mas a vítima, na mesma data, o reconheceu por meio de fotografia. Ela não reunia condições emocionais de comparecer à delegacia.


Com base no reconhecimento fotográfico, o delegado Francisco Garrido Fernandes, titular do 2º DP, pediu à Justiça a prisão temporária de cinco dias do acusado, destacando ser a medida imprescindível às investigações.


O prazo venceu nesta quarta-feira, e Garrido requereu a sua prorrogação, tendo novamente o pedido atendido. Desta vez, porém, a prisão temporária será de 15 dias. No fim desse período, o delegado deverá concluir o inquérito e solicitar a preventiva de Renan.


Com passagens por roubo e furto, Renan já cumpriu cerca de oito anos de reclusão. Ele disse que saiu recentemente da cadeia e veio a Santos “curtir” o Natal e Ano Novo, permanecendo na cidade porque gostou dela.


A prorrogação da temporária aconteceu um dia após a vítima reconhecer Renan pessoalmente. Colocado ao lado de outros três homens com características similares, ele foi apontado com convicção pela jornalista. Ela ficou bastante abalada ao revê-lo.


Vítimas e testemunhas não ficam frente a frente com as pessoas submetidas a reconhecimento. Entre elas, geralmente há um vidro espelhado que impossibilita aos suspeitos ver quem está do outro lado.


Uma faca de médio porte apreendida por policiais civis rente ao muro da Sabesp, que fica nos fundos do Orquidário, também foi exibida à jornalista. Ela reconheceu o objeto como sendo a suposta arma do crime, mas a confirmação ainda depende do resultado de perícia. A faca estava na parte interna do muro.


Laterais do túnel do VLT costumam ser ocupadas por moradores de rua e usuários de drogas
Laterais do túnel do VLT costumam ser ocupadas por moradores de rua e usuários de drogas   Foto: Divulgação/PMS

Como foi


A vítima tem 43 anos e foi abordada no momento em que abria o seu carro, logo após sair da casa de parentes. De forma abrupta, o ladrão entrou pelo lado oposto ao da motorista, sentando-se no banco de trás, conforme vídeo publicado por ATribuna.com.br na segunda-feira (20).


Armado de faca, o bandido mandou a vítima dirigir até a Linha Amarela, em São Vicente. Durante o percurso, ele passou a mão nos seios da mulher, por cima da roupa. Ao tentar afastar o criminoso, a vítima sofreu o ataque a facadas enquanto dirigia.


Segundo o boletim de ocorrência, os dedos anelar, médio e mínimo da mão direita foram arrancados “por inteiro”, enquanto o indicador ficou bastante lesionado. O criminoso fugiu levando celular e R$ 2 mil.


Apesar de gravemente ferida, a jornalista conseguiu usar o cinto de segurança como torniquete para estancar a hemorragia. Ela ainda dirigiu o seu carro até a Santa Casa de Santos.


Após receber os primeiros socorros, ela foi transferida ao Hospital Sírio-Libanês, na Capital, sendo submetida a cirurgia. No sábado pela manhã, teve alta, mas ainda precisará passar por reavaliações médicas.



Logo A Tribuna
Newsletter