Secretaria de Saúde de Santos confirma caso de sarampo em menina de 4 anos

Segundo o Departamento de Vigilância da cidade, este é o primeiro caso da doença no município que não tem relação com o navio MSC Seaview

Por: De A Tribuna On-line  -  25/03/19  -  19:14
Peruíbe realiza a vacinação de bebês entre zero e seis meses
Peruíbe realiza a vacinação de bebês entre zero e seis meses   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A Secretaria de Saúde de Santos confirmou mais um caso de sarampo na cidade. Desta vez, uma criança de 4 anos foi quem contraiu a doença. Este é o primeiro caso de sarampo no município que não tem relação com o navio MSC Seaview. Anteriormente, dois munícipes contraíram a doença nos últimos meses.


A prefeitura recebeu a confirmação do caso na manhã desta segunda-feira (25) após receber os exames encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A criança, uma menina moradora do bairro Macuco, não esteve em viagem no Seaview. Segundo a chefe do Departamento de Vigilância e Saúde de Santos, Ana Paula Valeiras, ela tinha tomado todas as doses da vacina.


"A vacina contra o sarampo tem 95% de eficácia, mas, em algum momento, pode acontecer de contrair a doença. No caso dela, que tem as vacinas em dia, a doença acaba sendo mais amena, os sinais e sintomas são mais brandos, e o risco é muito diminuído", explica Ana Paula, que completou dizendo que a menina está bem.


Todos os departamentos ligados à saúde e vigilância estão realizando a investigação epidemiológica. Seguindo os protocolos, a partir desta-terça (26), ocorrerão bloqueios vacinais ampliados no local onde ela estuda, na Escola Municipal Olívia Fernandes (Praça Coronel Fernando Prestes, s/n°, Embaré); e no entorno de sua residência, no Macuco, que compreende trechos da Avenida Afonso Pena (nº 271 a 299), ruas Conselheiro João Alfredo (n° 281 a 381), Helio Ansaldo (n° 45 a 82) e Santos Dumont (n° 136 a 234), e Avenida Siqueira Campos (n° 151 a 161).


Dois casos em Santos


A prefeitura confirmou, anteriormente, dois casos de sarampo em moradores da cidade. Um munícipe do Gonzaga contraiu a doença enquanto esteve em viagem no MSC Seaview, entre 2 e 9 de fevereiro. Uma servidora municipal, moradora da Pompéia, que acompanhou a investigação epidemiológica no Seaview, teve resultado positivo para sarampo após exames serem enviados ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.


Logo A Tribuna
Newsletter