Santos confirma caso de sarampo em morador do Gonzaga que viajou em navio

Paciente esteve em cruzeiro no navio MSC Seaview entre 2 e 9 de fevereiro. Caso foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, na tarde desta sexta-feira (1º)

Por: De A Tribuna On-line  -  01/03/19  -  22:54
Maior transatlântico a desembarcar no Porto de Santos chegou ao terminal marítimo nesta sexta
Maior transatlântico a desembarcar no Porto de Santos chegou ao terminal marítimo nesta sexta   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) da Prefeitura de Santos confirmou, na tarde desta sexta-feira (1º), um caso de sarampo em um munícipe que esteve em viagem no navio MSC Seaview, entre os dias 2 e 9 de fevereiro. A identidade do paciente não foi revelada, mas a administração informou, por nota, que ele é morador do bairro Gonzaga.


O morador procurou a policlínica do bairro e passou por atendimento médico na segunda-feira (25), após apresentar sintomas similares aos da doença. Ele recebeu orientações de isolamento em sua residência e de afastamento de suas atividades rotineiras.


Amostras de sangue, urina e nasal foram colhidas e enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que confirmou o caso de sarampo. A Seviep afirma que a carteira de vacinação do munícipe está atualizada.


Também em nota, a Prefeitura de Santos diz que irá seguir os protocolos técnicos, que incluem a realização, nas próximas 72 horas, da investigação epidemiológica do caso e o planejamento de ação de bloqueio para o quarteirão na residência do morador, no Gonzaga.


Suspeitas


O surto no navio, o maior desta temporada de cruzeiros a passar pelo cais santista, com capacidade para 5,3 mil passageiros, começou durante viagem de sete noites iniciada no dia 9. Primeiro, a suspeita era de rubéola, mas, depois, exames confirmaram tratar-se de sarampo.


Na última quarta-feira (20), na passagem do MSC Seaview pelo Porto de Santos, 8,2 mil passageiros que embarcaram e desembarcaram do transatlântico tiveram de ser vacinados contra a doença. Houve novas rodadas de imunização em massa no sábado (23) e na terça-feira (26). Tripulantes com sintomas também foram isolados em suas cabines, em observação.


Logo A Tribuna
Newsletter