Segurança Pública é o tema do próximo fórum A Região em Pauta, no dia 26

Polícias Civil e Militar, e representante do Instituto Sou da Paz, debatem criminalidade e como enfrentá-la

Por: Redação  -  20/10/21  -  10:52
 Em um dos episódios de violência na região, turistas são rendidos quando subiam o Morro do Sorocotuba
Em um dos episódios de violência na região, turistas são rendidos quando subiam o Morro do Sorocotuba   Foto: Reprodução

Os índices de criminalidade na região apontam decréscimo em vários tipos de violência, mas os episódios das últimas semanas assustam a sociedade. Nesta terça-feira (19), a notícia foi a do assalto na praça de pedágio da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, em São Vicente. Na semana passada, motoristas e passageiros de dois veículos foram abordados por criminosos na subida do Morro do Sorocotuba, em Guarujá, em imagens que viralizaram nas redes sociais. Há duas semanas, uma empresária foi assassinada em Itanhaém em frente ao seu comércio.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segurança Pública será o tema do próximo fórum A Região em Pauta, no dia 26, a partir das 18h30, pelas redes sociais do Grupo Tribuna.


Estão confirmadas as presenças do coronel Cassio Freitas, comandante da Polícia Militar na Baixada Santista e no Vale do Ribeira; de Manoel Gatto Neto, diretor da Polícia Civil na região e no Vale do Ribeira; e da diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo. A moderação caberá à jornalista Arminda Augusto, gerente de Projetos do Grupo Tribuna.


Estatísticas
Apesar dos episódios das últimas semanas, a Baixada Santista apresentou redução no número de casos de homicídios dolosos e estupros em agosto deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2020. Os dados são do último levantamento divulgado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.


No mesmo período, houve aumento de prisões. Foram 810 contra 665 — alta de 21,8%. Os registros de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) recuaram de dez para nove casos. Desta forma, o atual indicador se iguala ao apurado em 2010, o melhor da série histórica.


A taxa de homicídios nos últimos 12 meses, de setembro de 2020 a agosto deste ano, ficou em 6,59 casos a cada 100 mil habitantes. Um novo levantamento será divulgado pela SSP na próxima segunda-feira.


Logo A Tribuna
Newsletter