Você ainda não sabe o que é a síndrome do relógio?

Entenda o que é a síndrome do relógio e como ela atrapalha o seu aprendizado

Por: Martha Vergine  -  05/08/20  -  14:30
Você sabe o que é a síndrome do relógio?
Você sabe o que é a síndrome do relógio?   Foto: Unsplash

Talvez você nunca tenha escutado essa expressão, porém a síndrome do relógio faz parte da vida da maioria das pessoas e pode te atrapalhar não só nos seus estudos, mas em todos os aspectos da sua vida.


Para que possa identificar se você também sofre com esse problema te farei algumas perguntas, é muito importante que você responda com toda a sinceridade.


1 - Você já se viu na situação de precisar estudar, porém não conseguir começar?


2 - Inclui outras atividades, que não são tão importantes, no horário da sua sessão de estudos com certa frequência (pelo menos uma vez por semana)?


3 - Em algum momento já deixou de cumprir com a sessão de estudos para ficar, só mais um pouquinho, nas redes sociais, assistindo só mais um episódio da série, ou fazendo qualquer outra coisa que o tempo passou e você nem percebeu?


Caso tenha respondido sim a alguma das perguntas acima, você foi acometido pela síndrome do relógio, mas fique tranquilo que tenho algumas dicas que vão te ajudar a acabar com esse sabotador.


Existem diversas distrações que sabotam a sua sessão de estudos e é importante estar sempre atento. Observe tudo o que você costuma fazer e que percebe que sabota a sua sessão de estudos.


Talvez você perceba que são as redes sociais, a rotina da casa ou da família, aquela hora extra no trabalho, os momentos de repouso ou lazer que você sempre se diz “eu mereço só hoje”, enfim, existem inúmeras questões que podem sabotar a sua aprovação.


Observar quais atividades acabam entrando no lugar da sua sessão de estudos é extremamente importante, pois você precisará quebrar esse hábito.


A síndrome do relógio gera a sensação de angústia, por não ter cumprido com o que havia se comprometido, ou seja, feito o que realmente era importante e que te ajudaria na sua jornada rumo a aprovação dos sonhos.


Muitas pessoas que são acometidas pela síndrome do relógio afirmam que a maior dificuldade é em começar a sessão de estudos, porém depois que começam tudo flui normalmente.


Se esse é o seu caso, fique atento, pois tenho algumas dicas simples e valiosas que vão te ajudar!


Para se livrar desse sabotador é importante que você crie um ritual que deve começar antes da sua sessão de estudos. Isso vai te ajudar a enviar para o seu cérebro a informação que chegou o momento de estudar.


Se você está no começo da sua jornada e quer saber quais os primeiros passos, recomendo que leia a coluna que escrevi aqui em A Tribuna explicando as 5 etapas iniciais da jornada de estudos, para acessar, basta clicar aqui.


Após ter cuidado das 5 etapas iniciais da jornada de estudos, escolha algo que vai te aquecer para a sua sessão de estudos diariamente. Entenda que pode ser algo simples, e, sendo muito sincera, deve ser algo simples, pois ficará mais fácil de incluir em sua rotina.


Atividades muito complexas ou que estão distantes da nossa rotina são mais difíceis de assimilar e, por isso, são deixadas de lado mais rapidamente.


Quer um exemplo?


Quando tentamos mudar a nossa alimentação do dia para a noite, e passamos a consumir alimentos que não estávamos acostumados e até nos alimentar em horários e quantidades muito diferentes do que estávamos habituados, em regra, abandonamos a nova dieta em algumas semanas.


Isso acontece, pois nosso organismo precisa de um certo tempo para se adaptar. Se queremos resultados duradouros, precisamos respeitar o processo de mudança de hábitos.


De acordo com o ciclo do hábito, temos três momentos muito importantes, o primeiro é a deixa ou gatilho, seguido do comportamento em si e, por fim, a recompensa.


Para vencer a síndrome do relógio, foque as suas energias no primeiro momento do ciclo, ou seja, você precisará reforçar a deixa ou gatilho.


Muitos dos meus #SuperEstudantes utilizam o áudio diário como um gatilho para entrar no melhor estado para realizar suas sessões de estudos.


Caso você ainda não seja meu #SuperEstudante tenho duas dicas que vão te ajudar.


1 - Se você é uma pessoa mais auditiva, escolha algum áudio do meu Podcast para escutar próximo ao horário da sua sessão de estudos, para acessar basta buscar por Martha Vergine no Spotify, Deezer ou Podbean.


2 - Agora se você é uma pessoa mais visual, recomendo que assista algum vídeo do meu canal no Youtube.


Eu criei diversos conteúdos curtos, com menos de cinco minutinhos, que vão te ajudar a entrar no seu melhor estado para estudar.


Outro ponto muito importante é determinar qual o seu tempo mínimo de estudos e também as ações que você precisa tomar, ou seja, o passo a passo da sua sessão de estudos, assim você saberá a sequência de ações que precisa seguir.


Tenho certeza que, com essas dicas, você conseguirá eliminar a síndrome do relógio da sua vida.


Se interessou pelo assunto? Tenho um vídeo no Youtube com mais informações e algumas dicas extras que vão te ajudar a acabar com esse sabotador da sua jornada de estudos, para assistir basta clicar aqui.


Sempre que precisar de auxílio em sua jornada rumo a aprovação, conte comigo!


Nossas redes sociais:


Instagram - @MarthaVergine


Youtube - Martha Vergine


Telegram - Martha Vergine


Facebook - /EuEstudoCerto


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter