EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

10 de Julho de 2020

Eu Estudo Certo

Martha Vergine é delegada de polícia, professora universitária e teacher coach do EU ESTUDO CERTO. Especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas - como concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e ENEM.

Quais os primeiros passos da jornada de estudos

Não sabe por onde começar? Eu vou te ajudar!

Um belo dia você decide estudar para a prova dos seus sonhos, seja ela um concurso, vestibular, ou qualquer outra prova que exige uma preparação mais peculiar.

Decidir é o primeiro passo da sua jornada, mas após dar esse primeiro passo muitas dúvidas podem surgir. Eu entendo que muitas questões precisam ser decididas, mas vou te ajudar com um pequeno roteiro.

Vou utilizar como exemplo uma pessoa que decide estudar para concurso público, porém você pode adaptar a sua realidade, caso seja diferente,

Etapa 1 - O cargo

Após decidir que estudará para concurso, você precisa conhecer o cargo escolhido, veja se você realmente possui afinidade com as funções. 

Hoje, graças a internet, é possível pesquisar quais as atribuições do cargo, então dedique um tempo a conhecer o cargo que pretende ocupar, as funções, a jornada de trabalho e tudo o que for possível.

Essa etapa é muito importante, pois nem sempre o que imaginamos em relação a um cargo condiz com a realidade. Geralmente a nossa visão é mais romantizada, porém a realidade pode ser surpreendente.

Além disso verifique se existe o mesmo concurso em cidades diferentes e, se sim, pergunte-se se você estaria disposto a se mudar de cidade. Coloque no papel os prós e os contras e decida se essa possibilidade será considerada ou não.

Etapa 2 - O que estudar?

Agora que você já sabe o cargo é o momento de buscar o edital (ou editais) do seu concurso. Ele será o seu guia nas sessões de estudos.

Recomendo que leia o edital com calma e veja as matérias que são exigidas e também as etapas do seu concurso. 

Caso o seu concurso tenha mais de uma fase você deve analisar o que é exigido em cada uma dessas fases. Talvez você precise se preparar para mais de uma fase ao mesmo tempo.

Por exemplo, se o seu concurso possui teste de aptidão física, se você ainda não tem o condicionamento físico de acordo com o exigido, precisa começar a se preparar, pois esse pode ser um processo que exigirá certo tempo.

Alguns concursos possui a fase oral, então você também precisará estudar para enfrentar essa etapa.

Entenda que o seu edital será a base da sua organização, pois nele consta tudo o que será exigido de você.

Etapa 3 - Encontrando tempo para estudar? 

Agora que você já sabe o que precisará estudar é o momento de incluir os estudos em sua rotina.

Recomendo que você liste todas as suas atividades e horários em que precisa realizá-las e depois veja os horários que consegue incluir as sessões de estudos.

Nesse momento é importante que você dê a devida relevância aos estudos e a priorize em relação a atividades que não são essenciais, afinal você decidiu que estudaria.

Etapa 4 - Começando a estudar

Você já sabe o que precisa estudar e também os horários que fará isso, então é só colocar a mão na massa!

Sim, eu sei que não é tão simples quanto parece. 

Nesse momento conhecer a técnica de estudos adequada fará toda a diferença no seu desempenho, principalmente se você possui pouco tempo para estudar. 

Se quiser saber um pouco mais sobre técnica de estudos, recomendo que leia o texto que escrevi aqui em A Tribuna sobre isso, basta clicar no link.

Recomendo que comece aos poucos, com um Pomodoro (25 minutos) por dia e vá aumentando gradativamente. Caso não conheça a técnica pomodoro me siga nas redes sociais que eu explico por lá.

Etapa 5 - Blindagem emocional

Esta etapa é tão importante quanto todas as outras, porém muitas pessoas não dão o devido valor a ela.

O seu emocional pode ser o seu maior aliado ou o seu grande sabotador durante a sua jornada de estudos, por isso é importante dar atenção a essa questão.

Você precisará enfrentar uma série de desafios que são comuns a todos que decidem estudar e para isso, precisa ter blindagem emocional. Sentimentos sabotadores como a procrastinação, o medo, a ansiedade precisarão ser enfrentados.

Tenho uma dica muito valiosa em relação a isso, estou realizando no mês de junho #SuperLives em meu canal no Youtube, basta buscar por Martha Vergine. Eu espero por você todos os domingos às 20h!

Agora que você já sabe por onde começar, já pode seguir a sua jornada. Caso tenha qualquer dúvida siga-me nas redes sociais, posto dicas diariamente e também realizo Lives respondendo dúvidas dos seguidores.

Sempre que precisar, conte comigo!

 

Nossas redes sociais:

Instagram - @MarthaVergine

Youtube - Martha Vergine

Facebook - /EuEstudoCerto

Telegram - Martha Vergine

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.