Cuidar da saúde não é apenas cuidar do físico

Você sabia que ter saúde vai muito além da ausência de doenças?

Por: Martha Vergine  -  30/09/20  -  09:10
É muito importante consultar um profissional da área da Saúde antes de escolher a atividade física
É muito importante consultar um profissional da área da Saúde antes de escolher a atividade física   Foto: Unsplash

Quando falamos em ter saúde, a maioria das pessoas pensa que isso significa não estar doente, física e mentalmente, porém ter saúde é algo que vai muito além da ausência de patologias.


Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades, ou seja, ter saúde é algo muito mais amplo e que envolve diversos aspectos de nossas vidas.


Cuidar da saúde é fundamental para o seu bom desempenho nos estudos, é preciso ter atenção ao equilíbrio entre corpo, mente e coração. Você já parou para pensar no quanto cuidar da sua saúde pode influenciar no seu desempenho nos estudos?


Muitas pessoas comparam o corpo com uma máquina e essa analogia será útil para que eu possa te explicar algo importante.


Quando pensamos em um carro, por exemplo, se fizermos as revisões periódicas, colocarmos um bom combustível, tivermos os cuidados diários necessários, optarmos por boas estradas, esse carro trabalhará com toda a sua potência e não nos deixará na mão.


Agora e se formos aqueles donos que não estão nem aí para revisões, bom combustível, escolhermos as estradas mais turbulentas e esburacadas, e deixarmos de lado qualquer outro cuidado necessário, acredito que você sabe o que pode acontecer. Quando você mais precisar, vai ficar parado no meio da rua!


Voltando para o nosso corpo, reflita quantas vezes seu corpo já te deixou “parado no meio da rua” quando você mais precisava?


Sim, estou falando inclusive daquele cansaço excessivo quando você precisava fazer uma sessão de estudos, aquela dorzinha de cabeça chata no momento que você precisava se concentrar, a falta de energia, excesso de sono, entre tantos outros sinais. Você sabe bem e já deve ter tido esses ou outros sintomas desse tipo.


Te proponho a ter mais atenção a sua máquina!


Pare um pouco e reflita, considerando o conceito real de ter saúde, o que está precisando de ajuste em sua vida. Se for necessário coloque tudo em um papel para que você possa ter uma visão geral.


Reveja os seus hábitos com atenção e entenda o que é possível melhorar nesse momento, o que pode fazer em médio prazo e também pensando a longo prazo.


Você não precisa fazer uma grande mudança de uma única vez, mas estipule pequenas metas, pois isso te ajudará a ter sucesso em suas decisões. Veja o que depende apenas de você, por exemplo, e estipule qual passo você dará hoje. Que tal beber mais água, meditar por alguns minutinhos, criar uma rotina de sono ou fazer algum exercício físico em casa.


Caso você tenha interesse em saber mais sobre os benefícios de beber água veja esse texto que que está aqui em A Tribuna.


Além disso essas mudanças não precisam ir além das suas possibilidades financeiras, comece aos poucos e com o que é possível para você hoje. Diversos profissionais da saúde idôneos dão dicas na internet que podem te auxiliar a adquirir o conhecimento adequado para tomar as decisões corretas.


Mas atenção! É extremamente importante que você busque informações em fontes confiáveis, pois com saúde não se brinca.


Cuidar da sua saúde fará toda a diferença nas suas sessões de estudo e também em toda a sua vida, pois você terá mais disposição para realizar as suas atividades diárias. A sua máquina trabalhará com toda a sua potência.


Mudar alguns hábitos simples pode fazer toda a diferença! Lembre-se que quem está em campo, precisa cuidar da máquina para obter o melhor desempenho.


Sempre que precisar de auxílio em sua jornada rumo a aprovação, conte comigo!


Nossas redes sociais:


Instagram - @MarthaVergine


Youtube - Martha Vergine


Telegram - Martha Vergine


Facebook - /EuEstudoCerto


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter