Hipermercado mudará caixas de local para evitar novos golpes em Santos

Apesar da boa notícia, fiquei absolutamente espantado com a quantidade de pessoas que nos procuraram afirmando que foram vítimas do mesmo tipo de crime

Por: Alexandre Lopes  -  28/06/19  -  13:53
Câmeras de monitoramento do hipermercado flagraram a ação
Câmeras de monitoramento do hipermercado flagraram a ação   Foto: Reprodução/Google Maps

Na última quinta-feira (27), publicamos aqui, neste mesmo espaço, um texto sobre o crescente número de crimes que ocorrem, quase que diariamente, na área dos caixas eletrônicos do hipermercado Extra Santos. A repercussão foi tanta que o Grupo Pão de Açúcar afirmou que atenderá uma demanda de anos dos usuários e irá trocar os caixas de lugar.


Apesar da boa notícia, fiquei absolutamente espantado com a quantidade de pessoas que nos procuraram, nas últimas horas, ou enviaram comentários pelas redes sociais, ou aqui mesmo na página, afirmando que foram vítimas do mesmo tipo de crime. Bandidos se aproximam, falam que você precisa voltar no caixa por conta de uma operação e, sem você reparar, trocam o seu cartão de crédito e fazem compras, empréstimos e transferências.


Para falar sobre o assunto, entramos em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Nosso objetivo, claro, é entender como andam as investigações ou o que foi feito, até o momento, para que o número de ataques diminuísse, já que dia após dia novas vítimas surgem com prejuízos cada vez maiores e que, muitas vezes, não são ressarcidos pelos bancos.


Gentilmente, o delegado titular do 2º Distrito Policial de Santos, Francisco Garrido Fernandes, entrou em contato conosco e confirmou as informações e os relatos passados por cada uma das vítimas. A seguir, disponibilizo as informações que foram passadas pelo delegado.


"Informamos que ocorreram diversos registros de ocorrências sob denominação de estelionato, envolvendo vítimas que utilizaram os caixas eletrônicos existentes no estacionamento do Hipermercado Extra. O 'modus operandi' assemelha-se ao descrito na coluna, contudo os autores são pessoas diversas ao também citado no texto. As ocorrências estão sendo investigadas, visto que, ainda não foram identificados seus respectivos autores. Em nenhuma ocorrência houve violência física".


Por conta da repercussão da coluna, o Hipermercado Extra informou que todos os caixas eletrônicos serão removidos da área do estacionamento e serão alocados em outra parte da loja, onde existe um maior fluxo de pessoas o que, teoricamente, diminuiria as possibilidades dos criminosos agirem e, caso resolvessem atacar, seriam flagrados mais facilmente pelas equipes de segurança. Essa ação, claro, já intimidaria, pelo menos um pouco, a ação dos marginais.


Essa postura, porém, deveria ser adotada por todos os outros supermercados e estabelecimentos da região. Há relatos de abordagens, no mesmo estilo, em praticamente todas as cidades da Baixada Santista. Muitos desses relatos, inclusive, falam de criminosos com características físicas semelhantes aos citados pela coluna, o que indica que os bandidos fazem um 'rodízio' nos dias que frequentam cada estabelecimento.


A orientação das autoridades é evitar receber ou pedir qualquer tipo de ajuda ao fazer saques ou pagamentos em caixas eletrônicos. Se a ajuda for realmente necessária, o usuário deverá procurar um funcionário do local, devidamente identificado, para evitar cair em qualquer tipo de cilada. Desconfie de qualquer pessoa que se aproxima de você e, principalmente, fique em vigilância para evitar ser pego de surpresa.


Para ler os relatos de algumas das vítimas basta clicar aqui e acessar o texto de ontem.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter