Túnel entre Santos e Guarujá esteve na pauta da reunião entre Lula e governadores

Representante paulista, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), inseriu a Baixada Santista no diálogo

Por: Rafael Motta e equipe  -  28/01/23  -  07:42
Atualizado em 28/01/23 - 13:14
Tarcísio pediu “apoio federal” a obras de mobilidade no Estado, como a ligação seca entre Santos e Guarujá
Tarcísio pediu “apoio federal” a obras de mobilidade no Estado, como a ligação seca entre Santos e Guarujá   Foto: Divulgação/Santos Port Authority

Na reunião seguida de almoço entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os 27 governadores, que durou da manhã à tarde desta sexta-feira (27), em Brasília, o representante paulista, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), inseriu a Baixada Santista no diálogo.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Conforme nota enviada pelo Palácio dos Bandeirantes, mencionou o pedido de “apoio federal” a obras de mobilidade no Estado, como a ligação seca entre Santos e Guarujá.


Na quinta-feira, em Santos, ele disse que o Estado desenvolverá o projeto de um túnel submerso que cruze o canal de navegação do Porto. Já citava, porém, uma parceria com a União para que o empreendimento se concretizasse. Inclusive, considerando que a atual gestão federal não mostra inclinação para privatizar a administração do complexo portuário.


A propósito, a nota dá a entender que o governador não tratou com Lula da ideia de desestatizar a Santos PortAuthority (SPA), ainda que, na véspera, tenha mostrado disposição de levar a ideia adiante.


Outros assuntos

Ainda no comunicado enviado pelo Estado, Tarcísio de Freitas sugeriu a Lula uma alteração constitucional nos gastos estaduais em setores básicos.


Hoje, é obrigatório que os estados apliquem, no mínimo, 25% da receita de impostos em Educação e 12% em Saúde. O governador sugere somar os percentuais (37%) e deixar a cargo de cada Estado a proporção a gastar em cada item.


Outros assuntos já antigos foram reavivados na manifestação do governador ao presidente: o perdão ou a renegociação de dívidas de hospitais filantrópicos com a Caixa Econômica Federal e a revisão da tabela do SUS para procedimentos.


Logo A Tribuna
Newsletter