Porta-helicópteros Atlântico deixa Porto de Santos e retoma missão de adestramento

Trata-se da primeira missão da embarcação, incorporada à Armada em agosto deste ano

Por: Da Redação  -  27/11/18  -  16:56
  Foto: Rogério Soares

O porta-helicópteros multipropósitoAtlântico, da Marinha do Brasil, deixou o Porto de Santos na segunda-feira (26), retomando sua missão de adestramento na costa do País. Trata-se da primeira missão da embarcação, incorporada à Armada em agosto deste ano.


No último final de semana, ela escalou no cais santista, sendo aberta à visitação no domingo. OAtlânticoé a atual nau-capitânia, o principal navio da Marinha, função que já foi desempenhada pelo porta-aviões São Paulo – que teve sua baixa do serviço ativo da Armada oficializada na última sexta-feira.


Segundo a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), mais de 5800 pessoas visitaram a embarcação na tarde do último domingo. Dentre os visitantes estavam pessoas curiosas para conhecer a embarcação, além de parentes dos tripulantes do Porta-Helicóptero.


A autoridade marítima afirmou ainda que por conta da fila, o prazo final de visitação que era 18 horas teve de se estender. "Nós tivemos que deixar o navio aberto até meia hora após o prazo estabelecido para que todos da fila pudessem visitar".


Porta-helicópteros Atlântico


Com mais de 200 metros de comprimento e capacidade para 18 helicópteros e mais de 800 tripulantes, o porta-helicópteros multipropósito (PHM)Atlânticofoi construído nos anos 90 e operou a partir da Base Naval de Devonport, em Plymouth, na Inglaterra.


De acordo com a Marinha do Brasil, o navio foi comissionado em setembro de 1998, operou a partir da Base Naval de Devonport, em Plymouth. No seu histórico de serviço, constam operações navais em apoio a ações humanitárias no Kosovo e na América Central.


Logo A Tribuna
Newsletter