Porto de Santos terá novos equipamentos de proteção contra o coronavírus

Anvisa vai reforçar estoque de luvas, máscaras, óculos e aventais em complexos portuários e aeroportuários do país

Por: Fernanda Balbino  -  29/01/20  -  19:10
Anvisa enviará ofício para a Antaq e Anac com a especificação dos equipamentos de proteção
Anvisa enviará ofício para a Antaq e Anac com a especificação dos equipamentos de proteção   Foto: Arquivo/Rogério Soares/AT

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai reforçar o estoque de equipamentos de proteção individual (EPIs) no Porto de Santos e em outros complexos portuários e aeroportuários do país. A medida visa evitar a entrada do coronavírus no Brasil e novas contaminações a partir do contato com tripulações e viajantes.


A agência reguladora também traçou um plano que prevê a remoção de tripulantes com suspeita de coronavírus no Porto de Santos.


Entre os equipamentos de proteção que serão adquiridos, estão máscaras N95, óculos, luvas descartáveis, aventais descartáveis e máscaras cirúrgicas. Além disso, estoques dos materiais que já existem serão redistribuídos para que os todos os pontos de entrada tenham itens suficientes para evitar a propagação do vírus.


A medida foi tomada em razão da mudança do nível de risco do coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.


A Anvisa enviará, ainda, um ofício para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com a especificação dos equipamentos de proteção necessários. A ideia é que os órgãos, caso julguem necessário, possam adquirir esses materiais para o uso de seus servidores na atuação em portos e aeroportos.


Logo A Tribuna
Newsletter