Válter Suman deixa prisão e retornará à Prefeitura de Guarujá

Chefe do Executivo e secretário Marcelo Nicolau foram soltos após decisão do TRF-3

Por: ATribuna.com.br  -  18/09/21  -  17:40
Atualizado em 18/09/21 - 18:03
   Acompanhado de seu advogado, Suman deixou a Penitenciária I, de São Vicente, neste sábado
Acompanhado de seu advogado, Suman deixou a Penitenciária I, de São Vicente, neste sábado   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSDB), deixou a Penitenciária I de São Vicente na tarde de sábado (18), junto com o secretário municipal de Educação, Marcelo Nicolau. Eles estavam presos desde quarta-feira (15), pela Polícia Federal, por suspeitas de desvios de verbas da saúde. Ambos vão responder em liberdade.


- Prefeito e Secretário de Educação foram presos pela PF na quarta-feira


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A soltura veio através de determinação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), assinada pelo desembargador Mauricio Yukikazu Kato. Na decisão, o tribunal entendeu que "a privação da liberdade de locomoção dos investigados mostra-se excessiva".



A decisão permite que Válter Suman continue suas atividades na prefeitura de Guarujá. O Tribunal Federal impôs medidas cautelares, como entrega de passaporte, proibição de contato com outros investigados e comparecimento em juízo a cada dois meses para informar e justificar suas atividades.


Acompanhados de seus respectivos advogados, o prefeito e o secretário deixaram a Penitenciária I, em São Vicente, por volta das 17h30.


 Secretário Marcelo Nicolau também deixou prisão após decisão da Justiça
Secretário Marcelo Nicolau também deixou prisão após decisão da Justiça   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Operação Nácar-19
Válter Suman e Marcelo Nicolau foram presos pela Polícia Federal na quarta-feira (15), durante a Operação Nácar, que apura suposto esquema de desvios de dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS).


Ao cumprir mandados de busca e apreensão, a PF encontrou joias e grande quantidade de dinheiro nas residências de ambos.

- Válter Suman é o segundo prefeito da Baixada Santista preso pela PF durante mandato


Como a maior parte dos valores não tiveram origem comprovada, o prefeito e o secretário de Guarujá foram enquadrados nos crimes de ocultação de valores e lavagem de dinheiro.


Logo A Tribuna
Newsletter