Heavy Metal: Casa de shows é referência no rock santista desde o ínicio da década de 1980

Danceteria foi palco de diversos shows marcantes durante sua curta existência

Por: Carlos da Hora  -  21/08/20  -  16:40
A banda Titãs em ação durante apresentação na Heavy Metal
A banda Titãs em ação durante apresentação na Heavy Metal   Foto: Arquivo Pessoal/Toninho Campos

No início dos anos 1980, os roqueiros da Baixada Santista ganharam uma grande presente. Criada pelo empresário Toninho Campos, a Heavy Metal foi palco de diversos shows marcantes durante sua curta existência.


A danceteria primeiramente funcionou na Avenida Vicente de Carvalho, 18, de frente à orla de Santos. Após o encerramento das atividades, o local ainda se transformou em Planet Z nos anos 1990 e People no início da década de 2000.


Focada justamente em trazer bandas de rock para o povo santista, a casa acabou entrando na rota de turnês de diversas bandas brasileiras que eram referência na época, como Paralamas do Sucesso, Titãs, Kid Abelha, Kid Vinil e Bi-Sex.


O grupo carioca Herva Doce ficou encarregado de cuidar do som na noite de abertura do local. Alguns meses após o "batismo" em Santos, a banda que produziu os hits 'Volta Meu Bem' e 'Não Faz Sentido' abriu o show da banda norte-americana Kiss, no Rio de Janeiro.


Mudanças


Por conta de problemas com a vizinhança, a Heavy Metal se transferiu para o Clube XV - que teve sua sede leiloada recentemente. Contudo, o espaço era pequeno para o tamanho das atrações.


Em 1985, visando o crescimento da demanda, a danceteria foi movida para o Clube Caiçara. Com o tempo a logomarca da Heavy Metal caiu e o espaço recebeu outro nome.


Lembranças


Mesmo fechada desde 1983, a primeira casa da Heavy Metal ainda é lembrada por fãs e também por membros de bandas.


Em entrevista ao Blog n' Roll, Roger Moreira, vocalista do Ultraje a Rigor, falou sobre a danceteria. "Não me lembro exatamente do ano, mas deve ter sido em 1982 e em 1983. Tocamos mais de uma vez lá. Eu soube da Heavy Metal através do rádio, quando estava em férias no litoral. Fui na cara-de-pau até Santos e falei com o dono. Foi uma conversa curiosa, pois eu não fazia ideia de quanto cobrar, ainda éramos amadores".


Outro que tem grandes lembranças da casa é Tony Bellotto, dos Titãs. "Fizemos shows memoráveis no Heavy Metal. Era um lugar agitadíssimo e louco. Na primeira vez em que tocamos lá, antes de fazer sucesso, nos metemos numa briga homérica com alguns surfistas, todo mundo levou muita porrada, foi inesquecível".


Logo A Tribuna
Newsletter