Governo de SP garante segurança em aulas presenciais obrigatórias: 'Nenhum dado que mostre risco'

Medida foi anunciada nesta quarta-feira (13) e começa a valer na próxima segunda-feira (18)

Por: Ágata Luz  -  13/10/21  -  17:19
  Governo do Estado anunciou novidades sobre a volta às aulas
Governo do Estado anunciou novidades sobre a volta às aulas   Foto: Carlos Nogueira/AT

Para anunciar a volta obrigatória às aulas presenciais a partir de segunda-feira (18), o Governo do Estado diz ter levado em consideração os números da pandemia da covid-19 e garante a segurança dos estudantes. “Nenhuma atitude do governo em qualquer área é feita sem antes ter o respaldo do Comitê de Saúde”, afirmou o governador João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (13).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Quem também se manifestou sobre o tema foi o médico coordenador do Comitê Científico, Paulo Menezes. “Temos acompanhado os números da Secretaria de Estado da Educação e não há nenhum indício ou dado que mostre risco nas atividades dentro das escolas”. De acordo com ele, as necessidades dos estudantes superam a possibilidade de algum risco de transmissão do coronavírus nas escolas.


“Educação precisa sim ser prioridade. Com os números que nós temos hoje, há segurança para este passo”, destaca o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares.


Ele ainda divulgou a comparação dos casos de covid-19, na área educacional, entre os meses de março e setembro de 2021. No terceiro mês do ano, a incidência da doença entre trabalhadores da Educação era de 44 notificações para cada 100 mil habitantes.


No último mês, esse número caiu para 7 a cada 100 mil habitantes. Entre os estudantes, os casos são ainda menores, já que em setembro o Governo Estadual registrou apenas um caso para cada 100 mil.


De todo modo, o Estado exigirá que as unidades escolares sigam com cuidados na volta às aulas presenciais. Os alunos terão intervalos em horários intercalados e poderão retirar a máscara somente para refeições - assim como em restaurantes.


Monitoramento
Soares ainda anunciou que um sistema irá disponibilizar os dados de casos confirmados de covid-19, de forma automatizada e com acesso de toda a população. “Isso está sendo concluído e será publicado na próxima semana”.


No entanto, o secretário estadual de Educação destacou que os dados serão sobre os frequentadores das escolas - que podem ter sido infectados em qualquer ambiente. “A maioria absoluta (de casos) não tem transmissão dentro da escola”.


Ensino Superior
Em relação às universidades, o titular da pasta da Educação explicou que anúncios para essa área devem ser feitos na próxima semana. No entanto, a obrigatoriedade da presença deve ser regulada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). “O que o Estado poderá dizer é se caberá o distanciamento e quais as regras”.


Logo A Tribuna
Newsletter