Mais de cinco mil eleitores buscaram os serviços da Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre julho e agosto deste ano. E com a aproximação do dia da votação – que será em 15 de novembro – a expectativa é que esse número aumente ainda mais. Por essa razão, a Justiça Eleitoral ampliou o leque de opções para esclarecer dúvidas institucionais ou sobre temas relacionados ao processo eleitoral.
Todos os eleitores podem entrar em contato com a Ouvidoria do TSE para esclarecer dúvidas institucionais, fazer elogios ou críticas. Também é possível fazer perguntas sobre temas relacionados ao processo eleitoral.
O atendimento é feito via formulário, ferramenta que inclui de forma automática a demanda no SAC e permite o encaminhamento da comunicação do usuário, de forma direta, às demais unidades do Tribunal.
A Ouvidoria também atende, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, pelos telefones 0800-648-0005 e (61) 3030-8700 e pelo e-mail ouv@tse.jus.br.
No site do TRE-SP, os eleitores podem esclarecer dúvidas institucionais, acessar o Portal da Transparência, consultar o "Tira dúvidas", emitir certidões, consultar seu local de votação, o endereço de seu Cartório Eleitoral, agendar o atendimento nos cartórios eleitorais, dentre outras informações.
Serviços
Site do Tribunal Regional Eleitoral - São Paulo
Site do Tribunal Superior Eleitoral
Redes sociais:
Central de Atendimento ao Eleitor
148 (serviço tarifado - custo de ligação local)
Núcleo de Informação ao Cidadão - NIC
Ouvidoria
Para registrar reclamações, sugestões, denúncias ou elogios, preencha o formulário eletrônico da Ouvidoria do TRE-SP.
Para atendimento presencial, utilize os formulários disponíveis nos Cartórios Eleitorais.
É possível também solicitar audiência com o Ouvidor, mediante agendamento prévio (ouvidoria@tre-sp.jus.br).
Horário de Atendimento ao Público: de 2ª a 6ª feira, nos cartórios eleitorais da Baixada Santista.