EDIÇÃO DIGITAL

Terça-feira

22 de Janeiro de 2019

Martha Vergine

É delegada de polícia, professora universitária e teacher coach do EU ESTUDO CERTO. Especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas - como concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e ENEM.

2019: O ano dos concursos!

Quando se fala em encarar novos desafios eu sou a primeira a estimular meus alunos a irem em frente, a experimentarem o desconhecido. Afinal, o melhor sempre está lá!

Pois é, agora sou eu que começo algo novo, aqui mesmo, nesse espaço online. Fui convidada a ser colunista. Sai de cena o blog “Eu Estudo Certo”, que com muito carinho cuido há cinco anos, e entra a coluna da Martha Vergine.

O que muda? É que a partir de agora além de levar para você informações precisas e dicas importantes sobre concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e provas do Enem, vou dar minha opinião sobre os assuntos que escrevo.

E, é claro, conto também com sua participação. A comunicação é uma via de mão dupla. Da mesma forma que sempre interagimos no blog, quero continuar esse saudável hábito aqui na coluna.

Já estreio dando boas notícias para quem está estudando para concurso público. Segundo dados da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), 162.000 vagas estão sendo disputadas pelos concurseiros em todo país, até o fim desse ano.

E para o ano que vem, as expectativas são ainda melhores. O ano novo ainda nem começou, e só no Estado de São Paulo, o governador eleito João Dória, afirmou que pretende criar 21 mil vagas na área de segurança pública, colocando mais 13 mil policiais militares nas ruas no contato direto com a população e outros 8 mil policiais civis para atuar na inteligência e investigações.

Geralmente sempre que se inicia um novo governo, a abertura de editais é um pouco mais demorada. Mas desta vez o cenário está diferente. Principalmente depois que o presidente Michel Temer sancionou, há dois meses, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que libera para o próximo ano a realização de concursos em todo país. E olha que eles vão pipocar em diversas áreas. As vagas contemplam os Tribunais, o Legislativo, Executivo, Fiscal e Policial.

Essa semana o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, em uma rádio local da qual sou comentarista, disse que pretende autorizar, em breve, a abertura de novos concursos públicos para cargos na Prefeitura Municipal. Ele não especificou a área, mas o fato é que os bons ventos estão soprando a favor dos concurseiros de plantão.

E você já escolheu em qual vai querer atuar? Vai esperar o edital abrir para começar a estudar? Cuidado! Concurseiro que quer ter chances reais de aprovação não começa a estudar somente quando abre o edital.

Para conquistar uma das vagas é importante traçar um caminho certo e definir a melhor estratégia. Acompanhe a minha coluna, este será assunto para os próximos artigos.

Vamos juntos! Teremos muitos desafios pela frente. Mas com estudo e motivação é possível vencê-los, um a um.

Anote: quem estuda passa.

E quem estuda certo, passa mais rápido!

P.S. Ah! Quer saber dicas importantes, concorrer a livros, bolsas de estudo e ao mesmo tempo ajudar uma causa social? Leia esta notícia e veja ao final como se inscrever no EU ESTUDO CERTO DAY workshop gratuito em prol da menina Nalu Leite Verdier.