Temporal provoca alagamentos e 'caos' em cidades da Baixada Santista

Fotos e vídeos postados nas redes sociais apontam que diversas vias do Centro de Santos, da entrada da cidade, avenidas paralelas aos canais e outros bairros registram alagamentos

Por: Por ATribuna.com.br  -  03/03/20  -  03:15
Atualizado em 03/03/20 - 03:17
Temporal provoca alagamentos e 'caos' em cidades da Baixada Santista
Temporal provoca alagamentos e 'caos' em cidades da Baixada Santista   Foto: Matheus Tagé/AT

Uma forte chuva que atinge a Baixada Santista desde as 18h desta segunda feira (2) alagou ruas e causou transtornos em diversos pontos da região.


Fotos e vídeos postados nas redes sociais apontam que diversas vias do Centro de Santos, da entrada da cidade, dos morros, avenidas paralelas aos canais e outros bairros registram alagamentos. A Avenida Perimetral também sofre com  pontos congestionamento.


Segundo a Prefeitura de Santos, equipes da Defesa Civil da cidade estão atendendo chamados ocasionados pela chuva. Houve a queda de uma árvore de grande porte no bairro Piratininga – ocorrência também atendida pelo Corpo de Bombeiros. Houve, ainda, um escorregamento de terra no Morro São Bento. Todos os morros de Santos seguem em estado de atenção para deslizamentos. Todas as equipes da Defesa Civil, inclusive folguistas, estão nas ruas atendendo as ocorrências. Não houve registro de vítimas.


O caso mais grave foi um soterramento no Morro Santa Maria, onde os bombeiros já retiraram um morador de uma casa atingida - ele não se feriu. Também há registro de moradores retidos em casa em função de outras quedas de árvores e alagamentos. Outras pastas, com a de Serviços Públicos (Seserp), também estão com equipes nas ruas.


Cidades como Guarujá, Cubatão, São Vicente, Itanhaém e Praia grande também registram alagamentos. Diversas pessoas também relatam que não conseguiram voltar para casa após o trabalho ou faculdades por conta da chuva.


Muitos se abrigaram em comércios, supermercados e até na Rodoviária de Santos para esperar a água baixar.


Muitos tiveram de se abrigar para esperar o temporal passar
Muitos tiveram de se abrigar para esperar o temporal passar   Foto: Reprodução

Deslizamentos nos morros de Santos


A chuva que cai sem parar em Santos desde o fim de semana causou estragos na tarde desta segunda-feira, com cinco ocorrências registradas nos morros. De acordo com a Defesa Civil do município, foram quatro deslizamentos de terra nos morros Santa Maria, São Bento, Vila Progresso e Monte Serrat, além da queda de um bloco de rocha no Monte Serrat.


Segundo o órgão municipal, os moradores dessas localidades foram orientados a conduzir de forma segura a água da chuva, ou seja, a não deixar que ela escoe de forma concentrada em terrenos inclinados. Também foram fornecidas lonas plásticas para proteção das áreas afetadas, e foi solicitado à Subprefeitura dos Morros o trabalho de fragmentação do bloco de rocha.


Trânsito


Além disso, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, foi registrado um ponto de alagamento na Rua Bóris Kauffamann, já próximo à Marginal da Via Anchieta, por onde não passavam veículos de pequeno porte no início da noite desta segunda-feira.


Além disso, agentes de trânsito atuaram nos cruzamentos das avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima, que receberam, por conta do período de pico do fim do dia, grande fluxo de veículos. O tráfego era intenso por volta das 19h, mas os agentes faziam o monitoramento do trânsito e orientavam os motoristas sobre as mudanças viárias na entrada da cidade.


O acumulado pluviométrico dos últimos três dias em Santos, atualizado até às 15h desta segunda-feira, é de 122 milímetros (mm). A média histórica do mês de março é de 293,8 mm.


Ruas de Itanhaém também ficaram alagadas no início da noite
Ruas de Itanhaém também ficaram alagadas no início da noite   Foto: Reprodução

Logo A Tribuna
Newsletter