Chuva e mudanças viárias provocaram 'nó logístico' na entrada de Santos, diz prefeitura

Administração santista espera que problemas sejam reduzidos nos próximos dias, com prévio conhecimento por parte dos motoristas das alterações feitas no local

Por: Por ATribuna.com.br  -  02/03/20  -  20:55
Empresa terá 180 dias para trabalhar no local, onde será construída uma base da PM
Empresa terá 180 dias para trabalhar no local, onde será construída uma base da PM   Foto: Carlos Nogueira/AT

A chuva e o desconhecimento dos novos trajetos foram citados pelo Poder Público como responsáveis pelo 'nó logístico', na manhã desta segunda-feira (2), na entrada de Santos. Mudanças viárias para a continuidade dos trabalhos de remodelação e de drenagem no local exigiram dos motoristas paciência durante o percurso no trecho final da Via Anchieta. As alterações provocaram lentidão no tráfego em ambos os sentidos da via. 


A administração santista espera que os problemas sejam reduzidos nos próximos dias, com o prévio conhecimento das alterações feitas no local. “Pelo acompanhamento dos agentes da CET [Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos], boa parte das pessoas ainda não percebeu os desvios. Isso fez que muitos errassem o percurso, o que trouxe reflexos [na fluidez]”, destaca o arquiteto Wagner Ramos, gestor do Programa Nova Entrada de Santos. 


Segundo ele, melhoras gradativas nos pontos com trânsito alterado foram sentidas nas etapas anteriores do projeto para eliminar o conjunto de semáforos na entrada da cidade. “A partir dos próximos dias, isso [o trânsito no trecho final da Avenida Martins Fontes] vai normalizar, porque [os motoristas] vão se acostumar com os trajetos”, continua.


Ramos assegura que haverá reforço nas equipes de agentes de trânsito naquela imediação e melhora nos informativos aos condutores. “Serão instaladas mais placas, além das previstas inicialmente, para fortalecer a comunicação com o motorista”.


Avisos luminosos e sinalização vertical informado as mudanças eram visíveis apenas no trecho depois do Cemitério da Filosofia (Saboó). A CET informa que 25 agentes foram deslocados para auxiliar os motoristas naquela imediação.


Mudanças 


Desde a 0h desta segunda-feira, foram adotadas mudanças no trânsito, por causa da remodelação viária do local e ações que visam reduzir as enchentes naquela região. As faixas de rolamento na Avenida Martins Fontes foram separadas por fluxo, conforme o destino do condutor.


Para se dirigir à Zona Noroeste, o motorista precisa se manter na pista da direita, acessar a marginal da Avenida Bandeirantes e seguir à esquerda por baixo dos viadutos. Depois, manter-se à esquerda para ingressar na Rua Escritor Mário de Andrade, seguindo pelas ruas Monsenhor João Martins Ladeira e Afonsina Proost de Souza, até a Avenida Nossa Senhora de Fátima. 


Já para ir a São Paulo ou Cubatão, os motoristas vindos do Centro devem se manter à esquerda na Avenida Martins Fontes até acessar a rodovia. Com destino ao bairro São Manoel, na Zona Noroeste, deve-se seguir o mesmo itinerário. Depois, será preciso fazer o retorno no Monumento do Peixe e prosseguir à direita até novo retorno para o sentido marginal da Anchieta. 


Obras  


O viaduto em construção no encontro das avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima está entrando na fase final da obra. A entrega do equipamento é aguardada para julho. O elevado já começa a revelar formas e curvas na paisagem da Nova Entrada de Santos. 


Feita em curvas, a estrutura está na etapa de desforma. Após essa fase, terá início o tratamento da estrutura de concreto e posterior vedação. O projeto prevê, ainda, que o viaduto receba iluminação de luzes de LED, que mudam de cor por acionamento computadorizado e à distância.


Logo A Tribuna
Newsletter