Aposentado consegue medicamento para tratamento de câncer em São Vicente

Vanderlei Costa, de 65 anos, descobriu linfoma há dois anos e meio. Medicação ajudará a amenizar efeitos da doença

Por:  -  22/05/20  -  11:01
Vanderlei finalmente conseguiu medicamento para auxiliar no tratamento de linfoma
Vanderlei finalmente conseguiu medicamento para auxiliar no tratamento de linfoma   Foto: Arquivo pessoal

Após reportagem publicada por A Tribuna na semana passada, o aposentado Vanderlei Costa finalmente obteve do Estado o medicamento Ibrutinibe (140 mg). Uma decisão judicial, que não vinha sendo cumprida pela Secretaria de Saúde, garantia o fornecimento do remédio ao morador de São Vicente. Ele luta contra um linfoma e a medicação, um tipo de quimioterapia oral, ajudará a amenizar os efeitos da doença.


A caixa, contendo 90 comprimidos, foi entregue na quarta-feira (20) e ele começou o tratamento nesta quinta-feira (21), conta a mulher dele, Maria da Soledade Costa, 63 anos. “Eles me ligaram e avisaram que poderia ir buscar o remédio, mas o certo seriam 120 (comprimidos) para o mês.”


Mesmo assim, eles se dizem mais aliviados. A família não teria condições de arcar com o tratamento. O custo mensal seria de quase R$ 50 mil.


Vanderlei descobriu o linfoma há dois anos e meio. Fez tratamentos e passou por um transplante de medula. Mas nada conseguiu frear a doença. “Estamos aliviados e confiantes. A esperança, agora, é o novo medicamento, que pode auxiliá-lo a ter uma condição de vida melhor”, diz Maria da Soledade.


Logo A Tribuna
Newsletter