Prefeitura de Santos suspende desfiles de Carnaval devido ao aumento de casos de covid e gripe

Evento estava marcado para acontecer nos dias 18 e 19 de fevereiro; agremiações realizam os preparativos

Por: ATribuna.com.br  -  10/01/22  -  18:48
Atualizado em 10/01/22 - 20:26
Prefeito antecipou o adiamento da festa a pedido das escolas de samba
Prefeito antecipou o adiamento da festa a pedido das escolas de samba   Foto: Cássio Lyra

A Prefeitura de Santos anunciou na noite desta segunda-feira (10) que o desfile de Carnaval está suspenso por tempo indeterminado. A decisão tem como motivos principais o aumento de casos de covid-19 e, também, da gripe Influenza A - que este ano tem mais registros do subtipo H3N2. O evento estava previsto para acontecer entre os dias 18 e 19 de fevereiro.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O adiamento foi informado pelo prefeito Rogério Santos (PSDB) no Paço Municipal, em coletiva de imprensa, que estava marcada para 18h, mas só começou 40 minutos depois. Também estiveram na sede do Executivo representantes das agremiações e da Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de santos (Licess).


"Desfile não acontecerá no feriado de Carnaval. Desfiles adiados, apresentações adiadas", disse Rogério Santos, que antecipou a decisão sobre os desfiles de Carnaval, a pedido das escolas de samba, que demonstraram preocupação com o aumento de caos das doenças - a previsão inicial era de se posicionar sobre o evento entre os dias 15 e 20 deste mês.


Último desfile realizado em Santos foi em 2020
Último desfile realizado em Santos foi em 2020   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O presidente da Licess, Fábio Przygoda, confirmou o pedido de adiamento da festa "por conta da situação da pandemia". Ele ressaltou que os preparativos para o evento estão adiantados, mas que o momento é de precaução.



Temos as escolas com 80%, até 90% do trabalho pronto, entre fantasias e alegorias. Mas não vamos colocar a vida das pessoas em risco", disse Fábio.


Na última sexta-feira (7), durante evento em Jaguariúna (SP), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) vetou a realização de Carnaval de rua e em salões no Estado. Ele ainda recomendou aos gestores municipais a não realização de desfiles.


Aumento de casos

Antes de a coletiva começar, a equipe de comunicação da Prefeitura distribuiu um material com a evolução de casos das doenças na Cidade entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.


Os atendimentos a pacientes com covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Central), em Santos, aumentaram 680%, de 10 para 78 avaliações médicas diariamente. A entrada de pessoas com sintomas de gripe tiveram alta de 400%, saltou de 164 para 821 assistências diárias.



Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter