Massa de ar polar trará 'friozinho de Campos de Jordão' à Baixada Santista neste final de semana

Entre a madrugada de sexta-feira (21) e a noite de sábado (22), os termômetros regionais devem despencar até sete graus

Por: Por ATribuna.com.br  -  20/08/20  -  16:45
Em Santos, 85% dos 467 óbitos registrados entre o final de março e quinta-feira foram de idosos
Em Santos, 85% dos 467 óbitos registrados entre o final de março e quinta-feira foram de idosos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

É bom separar o casaco e o cobertor mais grosso. Uma imensa massa de ar polar sobre o Estado vai derrubar as temperaturas na Baixada Santista nos próximos dias. Entre a madrugada desta sexta-feira (21) e a noite de sábado (22), os termômetros regionais devem marcar a mais forte onda de frio deste inverno. Trata-se de uma queda de até sete graus em relação ao começo da semana, que já começou (bem) gelada.


De acordo com a meteorologista do Instituto Climatempo, Josélia Pegorim, a passagem da massa de ar polar faz com que a temperatura caía a partir desta quinta-feira (19). "Esfria muito, mas não tem condições para nevar (no estado de São Paulo)”, cita a especialista, ao rebater as correntes divulgada pelas redes sociais indicando o improvável fenômeno meteorológico em terras paulistas.


Josélia explica que essa massa de ar polar será a mais potente desta estação do ano. E a passagem dessa nova frente fria em conjunto com o sistema de alta pressão pós-frontal criará condições para chuvas fortes. Na Baixada Santista, há alertas de ressacas no mar e ventania de até 75km/h. “A falta do sol e a entrada de ventos frios vão aumentar a sensação térmica para baixo. O frio começa a chegar na quinta-feira (20), e fica mais intenso a partir de sexta”, diz.


Os modelos matemáticos do Climatempo indicam que os termômetros regionais vão marcar na madrugada desta sexta-feira as mais baixas temperaturas do ano. Conforme os dados do instituto, a previsão é de mínimas 14º entre as 2 e 4 horas. Contudo, a sensação térmica deve ser ainda menor, dada inensidade dos ventos. “(A frente fria) vem trazendo essa imensa massa de ar polar, que é a mais forte do inverno 2020. Então, se prepara, pois a temperatura vai despencar”, afirma.


A meteorologista explica que as baixas temperaturas também serão sentidas no sábado (22). Na ocasião, os termômetros regionais não passam dos 16º, a serem registrados no começo da tarde. “Depois dessa onda de frio, dificilmente teremos outra (neste inverno). E, com isso, o tempo voltar a esquentar já a partir do domingo)”.


Contudo, a melhora será pouca. A partir domingo (23), é esperado uma lenta e gradual elevação de até dois graus na temperatura em relação ao dia anterior. “A combinação de chuva, céu nublado e ventos despencará ainda mais a sensação térmica”.


Influência


Conforme explica Josélia, a intensa e grande frente fria começou a influenciar a região Sul do Paísna quarta-feira (19) de agosto. E estacionou nesta quinta sobre o Sudeste (em especial, ao sul e litoral de São Paulo). “Dificilmente o Brasil poderá experimentar outra onda de frio como a atual, ainda este ano”, completa.


A previsão é de que essa onda de frio atue até o domingo, quando começa a perder força e se afastar para o mar. Além do Brasil, a onda de frio provoca frio intenso na Argentina, no Uruguai, Paraguai, Bolívia e em parte do Peru.


Logo A Tribuna
Newsletter