Previsão de ressaca e de ventania pode afetar travessia por balsa, alerta Dersa

Marinha do Brasil alerta para chegada de uma frente fria com ventos de 75 km/h e ondas chegando a 3,5 metros até esta sexta-feira

Por: Por ATribuna.com.br  -  20/08/20  -  13:14
Ainda não se sabe o que o Governo de São Paulo fará com as balsas que operam nas travessias
Ainda não se sabe o que o Governo de São Paulo fará com as balsas que operam nas travessias   Foto: Silvio Luiz/Arquivo/AT

A passagem de uma frente fria em conjunto com o sistema de alta pressão pós-frontal provocará ventos com intensidade de 75 km/h (40 nós) na faixa do litorânea paulista até a manhã desta sexta-feira (21). O alerta da Marinha do Brasil indica que a condição meteorológica deve gerar agitação marítima com ondas, em alto-mar, de 3,5 metros.


Devido à previsão do por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), a Dersa emitiu comunicado informando que o sistema de travessias litorâneas poderá sofrer lentidão ou interrupção dos serviços. A medida afeta os usuários das balsas entre Santos e Guarujá, Bertioga e Guarujá, bem como os serviços de barcas entre Santos e Vicente de Carvalho.


A estatal, responsável pelos serviços de travessia marítima, orienta os usuários a programarem a viagem de forma antecipada. E indica que acompanhem as informações pelos canais oficiais da autarquia: site da empresa; Twitter @travessiasdersa, telefone 0800 7733 711 e App Travessias, disponível gratuitamente.


Ressaca


O alerta do CHM indica que a passagem de uma frente fria poderá provocar ventos de direção Noroeste a Sudoeste e, posteriormente, Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 75 km/h (40 nós), na faixa do litorânea entre os estados de Santa Catarina ao sul de Santos, até a manhã desta sexta-feira (21). 


Também são esperados ventos de direção Sudoeste a Sudeste com intensidade de até 60 km/h (33 nós), na faixa do litorânea entre os estados de São Paulo, ao Norte de Santos, e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo.  


A frente fria favorecerá a ocorrência de agitação marítima com ondas, em alto-mar, de direção Sul a Sudeste, com até 3,5 metros de altura, entre os estados de Santa Catarina ao Rio de Janeiro, entre a madrugada de quinta (20) e manhã de sexta-feira (21). 


Logo A Tribuna
Newsletter