Doria critica Bolsonaro por falta de atenção com a Baixada após mortes: 'Não me telefonou'

Governador de São Paulo disse lamentar a pouca participação do presidente da República na coordenação do trabalho de buscas

Por: Rosana Rife  -  06/03/20  -  01:12
Doria esteve em Guarujá na tarde desta quinta-feira (5)
Doria esteve em Guarujá na tarde desta quinta-feira (5)   Foto: Carlos Nogueira/AT

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), criticou nesta quinta-feira (5) o que classificou como falta de atenção do Governo Federal diante da tragédia na Baixada Santista, que deixou dezenas de mortos e desaparecidos nas cidades de Guarujá, Santos e São Vicente.


“Infelizmente, tenho que falar a verdade. O presidente Jair Bolsonaro não me telefonou, não me mandou WhatsApp e não se manifestou, o que seria normal numa situação como esta. Eu lamento, acho que seria um gesto humanitário de um presidente da República em situações tão difíceis e tão graves como essa. Seria minimamente aceitável que ele manifestasse sua solidariedade. Não o fez até agora”.


O presidente, contudo, já havia prestado pelo Twitter, na noite de terça-feira (3), solidariedade aos familiares das vítimas das chuvas nas três cidades.


A revelação foi feita em entrevista coletiva realizada no gabinete de crise montado em Guarujá. O governador informou, ainda, que entrou em contato com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.


“Eu liguei para ele pedindo que pudesse destinar recursos para obras nessas três cidades. O ministro foi sensível, porém, disse que não poderia confirmar um valor. Mas ele se comunicou com os prefeitos e tenho certeza que responderá positivamente às solicitações”.


Antes mesmo da manifestação de Doria, o Ministério do Desenvolvimento Regional já havia reconhecido os estados de calamidade pública e emergência em Guarujá, Santos e São Vicente. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta.


Com a medida, as cidades vão poder ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços e reconstrução de estruturas danificadas.


Logo A Tribuna
Newsletter