Deficientes visuais reclamam de novo layout dos ônibus de Cubatão

Diferentes cores utilizadas nos veículos de transporte alternativo ajudavam na identificação

Por: Marcela Ferreira & De A Tribuna Online &  -  19/04/19  -  12:18
Deficientes visuais reclamam de novo layout dos ônibus de Cubatão
Deficientes visuais reclamam de novo layout dos ônibus de Cubatão   Foto: Divulgação/CMT

Após anúncio da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) de Cubatão, que divulgou o novo layout a ser implantado no transporte alternativo da cidade, munícipes portadores de necessidades especiais se manifestaram. A nova identidade visual, que deve ser posta em prática até junho, dificultaria a diferenciação dos veículos.


Isaac Silva de Lima, portador de baixa visão, afirma que, com o novo layout, o número da linha, apesar de ficar na frente, só seria visível caso o ônibus estivesse parado e próximo aos passageiros, no seu caso. “Se eu estiver em um ponto que não é movimentado e os ônibus passarem rapidamente, como as lotações, eu só vou conseguir enxergar o número quando estiver em cima. Muitas vezes não dá tempo de dar sinal”, explica.


A preocupação de Isaac vai além. Ele diz que idosos e pessoas com outros tipos de deficiência também podem ter dificuldades para identificar os ônibus com o novo layout. “Não falo só por mim, mas, também, pelos idosos, por pessoas analfabetas que podem não reconhecer os números, mas que reconhecem cores, e também pessoas com deficiências intelectuais”, diz.


Em nota, a assessoria de imprensa da CMT afirma ter levado em consideração os portadores de necessidades especiais. Confira:


De acordo com o superintendente da CMT, esse fator foi levado em consideração, sim. Os números de identificação da linha que o veículo percorre foram colocados na frente do carro, com um tamanho considerável, exatamente para auxiliar nesse sentido. Um carro que faz a linha 05, por exemplo, terá o número 05 estampado de forma visível em todos os lados do carro, principalmente na frente.


Para essa padronização, usamos como base os ônibus municipais e intermunicipais para realizar a padronização. Eles carregam na frente o número da linha e o destino final escrito. Este critério será adotado também pela nova empresa que assumir o transporte público municipal de Cubatão, cuja licitação está em curso e tem previsão de abertura dos envelopes para o início de maio.


Logo A Tribuna
Newsletter