Black Friday pode igualar mesmo número de vendas de 2019 na Baixada Santista: ‘Vitória total’

Mesmo com os impactos da pandemia, expectativa do Sincomércio-BS é que o feirão seja bastante movimentado e ‘salve’ o ano do comércio local

Por: Daniel Gois  -  27/11/20  -  22:04
Decreto especifica horários horários de abertura e fechamento dos estabelecimentos
Decreto especifica horários horários de abertura e fechamento dos estabelecimentos   Foto: Matheus Tagé/AT

As vendas da Black Friday na Baixada Santista devem manter ritmo semelhante ao de 2019, mesmo com os impactos financeiros e sanitários gerados pela pandemia de Covid-19. A expectativa é que a data sirva como um aquecimento para o período de Natal e ‘salve’ o ano de 2020 para o comércio da região.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


“Nossa expectativa é muito boa”, comemora o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Omar Abdul Assaf. “Tem lojas que já começaram a Black Friday no início do mês, fazendo com que, provavelmente, igualemos o ano passado, o que é uma vitória para nós nesse ano”. 


Segundo Omar, havia o risco de os clientes comprarem 20% a menos nesta Black Friday em comparação com 2019, mas alguns fatores aumentaram a expectativa econômica no mês de novembro, como o início dos empregos temporários, 13º salário, auxílio emergencial e as flexibilizações sanitárias. 


“As lojas estão se empenhando para dar descontos até melhores que no ano passado. Como a Black Friday não vai ocorrer em um dia só, vai fazer com que vendamos igual ano passado, o que é uma vitória total. Com muitos meses de pandemia, as pessoas acabam querendo se presentear, ou a algum conhecido, e aproveitam a época para fazer as compras”, afirma Omar. 


O Sincomércio-BS prevê que o setor do varejo deve ter um crescimento de 3% no mês de novembro, em comparação com o mesmo período do ano passado, puxado principalmente por supermercado e materiais de construção. Na Black Friday, há a previsão de uma forte demanda por eletroeletrônicos. 


Se as previsões forem confirmadas, o varejo terminaria o ano de 2020 com uma queda de 3%, cenário melhor do que o previsto no início da pandemia de Covid-19. Apesar disso, uma eventual segunda onda da doença preocupa a entidade, especialmente nas variáveis de emprego e renda.


Reclamações


A partir desta quinta-feira (25), o Procon-SP disponibilizou um espaço específico no site para quem tiver problemas durante a Black Friday. As reclamações registradas serão enviadas imediatamente ao fornecedor, que tem o prazo de dez dias para solucionar o problema.


O espaço pode receber reclamações relacionadas a congestionamento de site, maquiagem de desconto, mudança de preço ao finalizar a compra, pagamento com boleto bancário indisponível, desconto ao mudar a compra e pedido cancelado após a finalização da compra, assim como os casos de não entrega, demora na entrega e produto/serviço entregue com defeito.


"A defesa do consumidor terá prioridade total”, avisa o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez. “Tome cuidado, siga nossas dicas e denuncie. Estamos atentos e as empresas que tentarem transformar essa data promocional em uma dor de cabeça para o consumidor serão punidas exemplarmente”.


Logo A Tribuna
Newsletter