Açougue interditado com 100 kg de carne podre é reaberto no Litoral de SP

Local vai ser monitorado toda semana pela Vigilância Sanitária

Por: ATribuna.com.br  -  24/04/24  -  10:05
Carnes ficavam armazenadas em caixas que eram arrastadas pelo chão durante a limpeza do local
Carnes ficavam armazenadas em caixas que eram arrastadas pelo chão durante a limpeza do local   Foto: Reprodução

O açougue da rede Boi do Litoral, que foi interditado na última sexta-feira (19), em Bertioga, no Litoral de São Paulo, foi reaberto após uma nova inspeção realizada pela Vigilância Sanitária do município na segunda-feira (22). O estabelecimento havia sido denunciado por vender carnes estragadas.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Segundo a Prefeitura de Bertioga, o açougue foi desinterditado “após a realização das adequações sanitárias”. A Administração Municipal ressaltou, contudo, que o estabelecimento passará a ser monitorado semanalmente por inspeção sanitária.


Relembre o caso

O açougue, que fica na Avenida 19 de Maio, no Jardim Albatroz, foi alvo de denúncias em um vídeo feito por um suposto ex-funcionário do local. Ele narra que carnes estragadas eram moídas e misturadas. Outra prática relatada pelo autor das filmagens é que, no estabelecimento, funcionários jogavam sal em linguiças estragadas, de modo a simular um aspecto fresco na carne. Além disso, é possível ver os produtos armazenados em caixas, as quais eram arrastadas pelo chão durante a limpeza do local.


As denúncias motivaram a interdição do açougue na última sexta-feira. Segundo a Prefeitura, foram constatadas irregularidades em uma inspeção realizada no comércio. Além de ser interditado, o estabelecimento teve 100 kg de carnes inutilizadas.


Foram registrados quatro autos de infrações, sendo dois autos de penalidade para inutilizar 100 kg de produtos, outro para a interdição do estabelecimento e o último sendo um termo de determinação técnica para adequações.


Mais lojas fechadas na região

A rede Boi do Litoral teve cinco lojas fechadas em três cidades da Baixada Santista após ser investigada por vender carnes estragadas. A operação responsável pelo fechamento dos comércios foi realizada pela Polícia Civil de Itanhaém no último mês de dezembro.


Na ocasião, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos e cinco açougues foram fechados. Os estabelecimentos ficavam nas cidades de Itanhaém (1), Mongaguá (2) e Peruíbe (2). Segundo as investigações, os policiais identificaram 10 toneladas de carnes que não tinham condições para consumo. Em muitas delas, era possível identificar larvas e moscas.


Conforme a Polícia Civil, o material apreendido era embalado e vendido a preços muito abaixo da média de mercado. Os gerentes dos estabelecimentos foram autuados em flagrante por crime contra as relações de consumo. As ações de fiscalização foram acompanhadas por fiscais da Vigilância Sanitária e peritos criminais.


Logo A Tribuna
Newsletter