EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

21 de Agosto de 2019

Sorriso Maroto abre o Litoral Festival neste sábado

Grupo festeja 20 anos de estrada e a volta de Bruno Cardoso. Péricles também se apresenta durante a noite

“Acho que vai ser um show que vai ficar por muito tempo na cabeça”. É com esse espírito que o vocalista do Sorriso Maroto, Bruno Cardoso, vem à Baixada Santista com o grupo para se apresentar em São Vicente, no sábado (1º), na abertura do Litoral Festival, na Praia do Itararé. A apresentação será a primeira do músico na região após se recuperar de uma miocardite (inflamação no miocárdio, que compromete o bombeamento de sangue), que o deixou quase seis meses longe dos palcos. 

“Temos uma relação muito sincera com o público da Baixada Santista, onde fazemos shows há muito tempo. A galera realmente conhece tudo do grupo e talvez sejamos mais presentes aí (na região) do que na Capital. É sempre resultado de casa cheia”, acredita Bruno. 

O cantor retomou as atividades em agosto e conta que, apesar dos 20 anos de estrada do Sorriso Maroto, tem sentido emoções diferentes nessa nova etapa. “Quando piso no palco, a luz acende e todas as pessoas cantam... Tudo isso se torna em um momento único e ímpar para mim. Tem um sabor diferente”. 

Bruno se considera um vitorioso, mas continua na batalha por uma recuperação plena, pois ainda segue uma série de orientações médicas, como os exercícios acompanhados de fisioterapeutas e cardiologistas.

“A perspectiva realmente muda (após o susto da doença). Confesso que tem sido bem gostoso viver e sentir esse sabor (do recomeço) que é muito similar ao do início da carreira. É muito bacana pensar: hoje tem show, vou pegar a estrada, arrumar a mala e, quando chegamos às cidades, sentir a energia dos fãs”. 

O músico não acredita que tenha pago um preço pelo excesso de trabalho nas últimas duas décadas, em que viveu voltado ao Sorriso Maroto e por quem ressalta jamais ter faltado a um compromisso. No entanto, destaca que a pausa teve impactos positivos. 

“Tudo o que aconteceu serviu para refletir: Existe uma vida, existe um Bruno e um ser humano de carne e osso que precisa se cuidar, que precisa de tempo. Esse período (em recuperação), usei para colocar algumas coisas no lugar, como criar um tempo para me dedicar aos meus familiares e às pessoas que não vivem do meu trabalho e com as quais não tenho a oportunidade de estar sempre junto”. 

Período criativo 

A recuperação física e mental veio acompanhada do resgate de velhos hábitos. Bruno, que havia parado de compor por conta do grande volume de trabalho e da rotina, voltou a escrever. Ele ressalta, no entanto, que esse processo só teve início após ajustar a questão da alimentação, descanso e apresentar melhora física. 

“Levei um tempo para voltar a mexer com música. Era uma recomendação médica para que eu não me preocupasse e não trouxesse estresse para o meu convívio. Conforme o meu quadro foi evoluindo, passei a absorver algumas atividades. Comecei pela composição, pois tinha muito tempo, em casa, de repouso”. 

Junto de amigos compositores, ele usou o tempo para voltar a fazer o que gosta. “Exercitei meu lado autoral e foi uma terapia, porque encontrei uma maneira de me reinserir no contexto musical”. 

Turnê

A turnê Sorriso, voltei, foi lançada justamente para comemorar o retorno do cantor aos palcos. “É um show de comemoração, um momento de celebrar com o público. O repertório conta a nossa história ao longo desses 20 anos, mas tem música recente, como O impossível, lançada logo na minha volta. A ideia é matar a saudade, já que fiquei tanto tempo fora”. 

Mais shows

Além de Sorriso Maroto, a primeira noite do Litoral Festival terá show do veterano Péricles, cantando seus principais sucessos. O festival prosseguirá até janeiro na Praia do Itararé, com shows de artistas de renome. Casos de: Zé Neto e Cristiano (8/12), Anitta e Gustavo Mioto (22/12), Jorge e Matheus (26/12), Ferrugem e Dilsinho (28/12), Marília Mendonça (5/1), Alok (12/1), Wesley Safadão e atração surpresa (25/1).

A abertura da arena acontece às 19h. Já os ingressos custam de R$ 30 a R$ 100 e podem adquiridos no site.