Sesc de Artes movimenta a Baixada Santista

Circuito cultural chega a São Vicente, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Mongaguá e Peruíbe com música, cinema, teatro, dança e oficinas

Por: Egle Cisterna  -  17/03/19  -  22:54
  Foto: Divulgação

Milton Nascimento já cantava que o artista deve ir onde o povo está. E é seguindo essa linha de pensamento que o Sesc São Paulo deve levar a 121 cidades a 11ª edição do projeto Circuito Sesc de Artes, com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologia e artes.


O objetivo é estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos, inspirar diversos usos para os espaços públicos e ampliar a convivência.


Na Baixada Santista, o evento acontece em espaços públicos de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Peruíbe e São Vicente. Pela região, a programação acontece nos próximos dias 29, 30 e 31 e 12, 13 e 14 de abril.


Ao longo do dia, cada cidade receberá uma programação composta de espetáculos, intervenções, vivências e oficinas. Em todas essas ações, haverá a mediação de artistas e educadores. Para a realização do Circuito, o Sesc Santos e Bertioga fizeram parcerias com as prefeituras municipais e com o Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista (SinComércio).
Em Cubatão, por onde o Circuito passa no dia 12 de abril, pela Praça da Independência, no Jardim Casqueiro, a programação faz parte das comemorações do aniversário da cidade.


“É uma parceria que vem de muitos anos, sempre recheada de artistas da melhor qualidade”, avalia a secretária municipal de Cultura, Vanessa Toledo. O local foi escolhido por descentralizar as apresentações e atender também a população mais afastada, como da Ilha Caraguatá e Vila dos Pescadores.


“Essa caravana, que percorre 121 cidades, é uma oportunidade ímpar, não só de levar o que muitos artistas fazem, mas também despertar nas pessoas o interesse de conhecer, se aprofundar e de até mesmo de fazer arte”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.


Tecnologia


Além das apresentações consideradas contemplativas, uma atividade que pode chamar a atenção do público são as oficinas de tecnologia.


Em um dos roteiros da Baixada, em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, será possível assistir um panorama da produção de filmes curtos que exploram a realidade virtual. Já no outro roteiro, será possível participar de uma oficina de pilotagem de minidrones.


“São coisas que dificilmente as pessoas têm acesso fora da unidade do Sesc, por conta do custo da tecnologia”, explica a coordenadora de programação do Sesc Santos, Alexandra Linda.


Exportando Talentos


Além de receber artistas de outras regiões do País, o Circuito também mostra para outras cidades do interior um pouco do que os artistas da região estão produzindo.


No roteiro 1, o Instituto Querô leva para nove cidades das regiões de Campinas, São Carlos e Presidente Prudente os bastidores de uma filmagem e deixa a plateia experimentar algumas funções na produção de uma cena na atividade Set na Praça, que conta com cadeira de diretor, iluminação, câmera, monitor, travelling (câmera em deslocamento), microfone, camarim e objetos de arte.


Já no roteiro 2, o Coletivo Tramar, que é de Santos, apresenta o espetáculo de dança Tramar – entre Trançados de Sons e Gestos para outras cidades destas mesmas regiões.


Logo A Tribuna
Newsletter