Região está representada na Bienal do Rio de Janeiro

Pelo menos quatro autores da Baixada Santista estarão autografando seus livros no evento, que começa nesta sexta-feira (30) e vai até dia 8

Por: Guilherme Gaspar & Colaborador &  -  28/08/19  -  12:35
  Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (30), milhares de pessoas devem visitar da 19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, considerada uma das maiores do País. Com o tema 'Venha, Viva e Conte', o evento literário acontece no Riocentro (Av. Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca), até o próximo dia 8.


Segundo a organização, 5,5 milhões de livros estarão à venda, entre eles os lançamentos de pelo menos quatro santistas. Também representando a Cidade, a escritora Maria Valéria Rezende participará dia 1º do Café Literário.


Alexandre Ramos


O jovem escritor Alexandre Ramos estará no estande da Qualis Editora entre 6 e 8 de setembro, datas em que ocorrem as sessões de autógrafo da antologia 'Rebele-se'. Em abril, Alexandre, de 21 anos, decidiu participar de um concurso de contos que a editora estava organizando. Para isso, precisava estar atento a diversos critérios definidos pela organização, entre eles, a necessidade de se adequar a uma das três categorias: 'Apaixone-se', 'Rebele-se' ou 'Empodere-se'.


“Minha meta era o 'Apaixone-se', mas acabei caindo, como sempre, na rebeldia, e não foi tão ruim assim. No final, escrevi três contos dentro de uma hora. Um deles eu não gostei, o outro passou do limite de laudas e o último, eu enviei”, revelou o autor.


Quando recebeu o retorno positivo da Qualis, o jovem explodiu de alegria. “Era o primeiro passo para alcançar meu grande sonho, que é ser reconhecido. Escrever é praticamente uma das únicas coisas que sei fazer. Então anseio por esse reconhecimento no mundo da Literatura”.


Quase três meses após a aprovação da editora, Alexandre finalmente apresentará seu conto espacial ao público na Bienal. Ele fala sobre um patrulheiro que vive sozinho, em sua nave, e sonha frequentemente com uma garota ruiva.


Inês Bari


Paulistana, mas moradora de São Vicente atualmente, a publicitária, roteirista e escritora Inês Bari, 58 anos, representará a região neste sábado (31), às 20 horas, no estande da Chiado Editora. Ela autografará seu livro de crônicas 'Inesplicando', obra baseada nas publicações de seu blog homônimo.


“Em um país onde não se lê tanto quanto deveria, eu achei um jeito interessante de fazer as crônicas: elas são rápidas, com fotos e abordagens minhas”, revelou. “Além de vender livros, os autores têm a dura missão de inspirar os outros. Justamente por isso, entendo esses festivais como indispensáveis”, acredita.


Ronaldo Andrade


Outro escritor santista que marcará presença no evento é o jornalista Ronaldo Andrade, 43 anos. Ele apresentará o livro 'Eleição de Síndico' (Chiado Editora / Portugal) e o texto 'Santos, Cidade de Alma Portuguesa' (coletânea 'Fragmentos de Escritores Contemporâneos' / Futurama Editora), também neste sábado (31).


“Resolvi transportar toda a polarização que estamos vendo crescer ao longo dos últimos anos para o mundo de um condomínio”, resumiu o autor sobre a comédia política 'Eleição de Síndico'. Além do Brasil, a obra foi lançada em Portugal e recentemente ganhou versão em espanhol.


Já o texto 'Santos, Cidade de Alma Portuguesa' integra a obra 'Fragmentos de Escritores Contemporâneos', idealizada pela Academia Contemporânea de Letras, da qual o autor é membro. “Nesse texto, relaciono algumas semelhanças culturais, geográficas, históricas entre Portugal e a nossa Cidade”.


Desde 2018, Ronaldo esteve presente em grandes feiras literárias. Já esteve em Lisboa, São Paulo, Brasília e Buenos Aires. “Agora estou chegando ao Rio, e minha expectativa é das melhores. Será minha primeira vez nesse evento”.


Lúcia Teixeira


Autora da obra infanto juvenil 'Caminho para ver Estrelas' (Unisanta), a professora e escritora Lúcia Teixeira participa da Bienal no dia 7, quando fará uma palestra, no estande do Japão, e participará de uma sessão de autógrafos, no espaço da editora Cortez. Lá, falará sobre o livro 'O Segredo da Longa Vida' (Unisanta), que trata da saga dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil.


Logo A Tribuna
Newsletter