Poesias, ópera e festival: Confira o que assistir em casa neste fim de semana

Festival Lá de Casa juntará 42 artistas via Instagram para shows de sexta (20) até domingo (22)

Por: Egle Cisterna & Da Redação &  -  20/03/20  -  13:19
Festival Lá de Casa reunirá os artistas Bola (Zimbra), Gustavo Bertoni (Scalene) e Bruna Caram
Festival Lá de Casa reunirá os artistas Bola (Zimbra), Gustavo Bertoni (Scalene) e Bruna Caram   Foto: Divulgação

O Festival Lá de Casa é outro evento online inspirado no festival português. Ele acontece de sexta (20) até domingo (22), das 17 horas à meia-noite, com lives de 30 minutos de 42 artistas via Instagram. 


Alguns nomes já estão confirmados, como: AnaVitoria (@oanavitoria), Ana Muller (@real.anamuller), Bola Zimbra (@bolazimbra), Bryan Behr (@bryanbehroficial), Bruna Caram (@brunacaram), Estevão Queiroga (@estevaoqueiroga), Gerson Borges (@gersonborges), Gustavo Bertoni (@gustavobertoni), Jairo Horsth (@j.horsth), Kaops e Raony (@keopseraony), Larisa Lisboa (@larissalisboamusic), Leal Melo (@lealmelo). E ainda: Lorena Chaves (@lorenachaves), Matheus Ávila (@_matheusavila), Saudade (Saulo von Seehausen - @osaudade), Sergio Carvalho (@sergiorebentomusic), Paulo Nazareth (@paulo.nazareth), Thiago Bruno (@euthiagobruno), Yohannah (@yohannah_) e Yohomama (@yohomamamusic). 


Ópera 


Já a Metropolitan Opera House, de Nova Iorque, liberou o streaming de suas performances mais celebradas para ajudar a vida de quem está confinado. 


A cada dia, no site https://www.metopera.org/, acontece uma apresentação diferente. Sexta-feira (20), é a vez de La Fille du Régiment; sábado (21), Lucia di Lammermoor (ambas de Gaetano Donizetti) e, no domingo (22), Eugene Onegin, de Tchaikovsky. A programação segue até dia 29. 


#tamojunto 


De sexta (20) a domingo (22), o Jornal O Globo promove o festival online #tamojunto, que já mobiliza mais de 20 artistas de diferentes gêneros musicais e gerações. Sempre das 18h às 22h, cada artista fará uma apresentação caseira intimista de 30 minutos (conhecida como live) em sua conta oficial no Instagram, com transmissão completa ao vivo no site e nas redes sociais do periódico carioca.


Entre os artistas que aderiram à iniciativa estão Martinho da Vila, Adriana Calcanhotto, Jards Macalé, Marcos Valle, Duda Beat e Margareth Menezes. 


Satyros 


Sábado (21), às 21 horas, o ator e dramaturgo Ivam Cabral, um dos fundadores da companhia teatral Os Satyros, apresenta o espetáculo solo Todos os Sonhos do Mundo, através de uma live diretamente do perfil dele no Instagram (@ivam–cabral). Com direção de Rodolfo Garcia Vázquez, a peça narra sua trajetória artística intercalada com aspectos de sua vida pessoal, em especial sua batalha diária contra uma grave depressão. O texto se inspira livremente em trechos da obra O Demônio do Meio-Dia, de Andrew Solomon. 


Fábio Assunção 


Para quem gosta de poesia, o ator declama todos os dias em seu perfil no Instagram (@fabioassuncaooficial) um texto diferente. Ele começou a experiência na terça-feira (17), com Imorais, da cantora Zélia Duncan e Christiaan Oyens. 


Já na quarta (18), ele interpretou Para a Tristeza, de Fernanda Young. Cada apresentação, de pouco mais de dois minutos, teve quase meio milhão de visualizações. 


#CulturaEmCasa 


Os museus, bibliotecas, teatros, auditórios e centros culturais e de formação estaduais fizeram a curadoria de seus conteúdos para veiculação online. Serão ofertados shows de música, espetáculos, visitas virtuais, palestras, artigos, ebooks, entre outros, para incentivar que as pessoas sigam a orientação de se manterem em suas casas e consumam cultura nesse período. 


“A ideia é que as pessoas procurem o site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, os nossos perfis em redes sociais e os sites e perfis das nossas instituições. Neles, estamos disponibilizando uma grande quantidade de conteúdo online para que as pessoas tenham acesso e possam usufruir nesse momento em que não devem sair de casa”, afirma o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão. 


É possível ter acesso a este conteúdo em http://www.cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/, onde também dá, por exemplo, ver a plataforma interativa com três telas de Benedicto Calixto expostas no Salão do Pregão do Museu do Café e detalhes e curiosidades de cada uma das pinturas. 


Logo A Tribuna
Newsletter