Peças de teatro ocupam vários espaços de Cubatão e Santos

Festac começa neste domingo com apresentações em Libras e Festes movimenta as escolas

Por: Guilherme Gaspar & Colaborador &  -  12/10/19  -  14:30
Atualizado em 12/10/19 - 14:39
'O Castelo de Mulumi' é uma das montagens que serão encenadas durante a 16ª edição do Festac
'O Castelo de Mulumi' é uma das montagens que serão encenadas durante a 16ª edição do Festac   Foto: Divulgação/Bruna Quevedo

A partir deste domingo (13), a Baixada Santista recebe inúmeros espetáculos teatrais, com o início de dois eventos: o Festival de Teatro de Cubatão (Festac) e o Festival de Teatro Estudantil de Santos (Festes).


Em Cubatão, o Festac chega à sua 16ª edição, que se estende até o dia 27 e reúne 14 espetáculos e sete oficinas. Toda a programação é gratuita e está distribuída por diversos pontos da cidade.


A nova edição traz diversas novidades em relação ao último ano. Se em 2018, o Festac foi restrito a companhias teatrais cubatenses, agora irá atender a grupos de toda a Baixada Santista.


Além dessa expansão regional, três espetáculos serão acompanhados por um intérprete de Libras (linguagem de sinais). São eles: Os Bolsos cheios de Pão (domingo, 13, às 20h, no Teatro do Kaos); Caecus - Um Documento Cênico (dia 17, às 20h, no Bloco Cultural); e War (dia 23, às 20h, também no Kaos).


“Inclusão social deveria ser pauta em tudo o que fazemos. Por isso, temos que plantar a sementinha e dar o exemplo aos outros”, destacou a presidente da Associação Incena Brasil e organizadora do Festac, Rose Vieira.


Vale lembrar que esta é a segunda edição do festival após uma pausa de sete anos. Por isso, os organizadores não conseguem segurar a ansiedade. “Esperamos êxito ao levar os espetáculos para novos espaços, no sentido de despertar a beleza de se fazer a arte nos outros. Somos parte da resistência artística”.


O cronograma de atividades do 16º Festac pode ser acessado nas redes sociais do evento.


Festes


Já o Festival de Teatro Estudantil de Santos levará aos palcos alunos de unidades municipais, estaduais e particulares dos ensinos Fundamental e Médio. Entre segunda-feira (14) e o dia 23 próximo, 14 peças serão apresentadas gratuitamente nos teatros Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico) e Braz Cubas (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias).


O espetáculo Procurando Firme, escrito por Ruth Rocha e adaptado por Neyde Veneziano, marca a abertura do evento, às 15h desta segunda, no Guarany. Em cena, professores e alunos da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo.


Participam da 13ª edição do Festes as seguintes unidades: Coc Novomundo, Escola do Boqueirão, Objetivo (Embaré e Conselheiro Nébias), Jean Piaget, E.E. Profª Zulmira de Almeida Lambert, Átrio, E.E. Neves Prado, Santa Cecília, UME Papa Sobrinho, Novo Tempo, Atlas e Carmo.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter