Livro de contos é lançado nesta sexta-feira, na Pinacoteca

Será no Encontro de Contadores de Histórias

Por: Egle Cisterna & Da Redação &  -  22/11/19  -  14:11
Atualizado em 22/11/19 - 14:16
Joaquim Botelho autografará 'Lá Dentro' na abertura de encontro
Joaquim Botelho autografará 'Lá Dentro' na abertura de encontro   Foto: Divulgação

Com um olhar de jornalista, que observa os detalhes de tudo o que se passa em seu entorno, o escritor Joaquim Maria Botelho reúne no livro 'Lá Dentro' (Editora Reformatório) as histórias que testemunhou.


O lançamento da edição acontece nesta sexta-feira (22), a partir das 19 horas, na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, na abertura do 3º Encontro de Contadores de Histórias, organizado pelo contador de histórias Alexandre Camilo, em conjunto com a também contadora Camila Genaro.


Ao longo de 19 contos, o escritor, que também é crítico literário, coloca as impressões do que se passa no mundo ao seu redor, no exterior, para revelar o que está escondido na alma. “Esses contos buscam, lá dentro, um ponto de vista do sentimento, o que tem por trás daquela história”.


Além do lançamento e sessão de autógrafos, Botelho faz um bate-papo com os presentes, falando sobre a experiência que teve em casa com a mãe, a escritora e folclorista Ruth Guimarães, que em sua obra resgata muitas histórias da tradição oral que as famílias da roça contam há gerações.


O autor divide a noite com a contadora de histórias, escritora e especialista em literatura infantil e juvenil Lenice Gomes, que traz a palestra Contar para Inspirar - 10 anos de Palavra, sobre histórias e parlendas.


Com o tema Contar para Educar, a programação do Encontro de Contadores de Histórias segue até domingo. No sábado (23), o evento oferece oficinas com Lenice e Luciana dos Santos Bernardo, da Associação Viva e Deixe Viver.


No último dia, promovido pelo Projeto Polén, do Instituto Cultural Vasco Carmano Gonçalves, acontece uma romaria de contação de histórias no jardim da praia, que sai da Pinacoteca (Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão), às 16 horas.


Logo A Tribuna
Newsletter