Circuito Indie Festival 2019 destaca filmes pouco conhecidos

Aberto a todos os públicos, evento segue até este sábado (13)

Por: Bruna Faro & Da Redação &  -  10/04/19  -  11:21
  Foto: Reprodução

O cinema é uma arte repleta de diversidade, de filmes que batem recordes de bilheteria até longas sem muita circulação, que poucos assistiram. Os amantes da sétima arte vão poder conhecer melhor as pequenas produções em uma exibição de clássicos independentes.


O Circuito Indie Festival 2019, que começou na última quarta-feira (3) e ficará em exposição até sábado (13), no Sesc Santos, traz obras contemporâneas para quem quer aprender um pouco mais sobre o cinema internacional.


O festival é um evento que existe em São Paulo há 17 anos. Ele veio para Santos em um formato menor, com o intuito de prestigiar ainda mais o cinema na região. “Em Santos, temos o cinema forte e consolidado, por isso é mais do que necessário trazer o evento para cá. É uma grande oportunidade”, assinala Solange Alboreda, programadora de cinema da unidade santista do Sesc.


Os filmes escolhidos são da mostra de São Paulo e, antes de virem para a Cidade, passam por uma avaliação feita pela curadoria de Santos para, assim, definirem quais serão exibidos por aqui.“Este ano foram escolhidos oito longas, de quase 50 do Circuito da Capital”.


Os curadores geralmente dão preferência para longas mais antigos e aclamados, como o clássico 'Acossado', de Jean-Luc Godard, que foi escolhido para abrir o festival, na última quarta-feira.


A seleção dos filmes foi só uma parte da preparação do evento, que demorou três meses para ser finalizado. “Alguns projetos precisam de mais cuidado.Esse merece uma divulgação maior, em faculdades, distribuindo folhetos. Tentamos chamar o público que não conhece esse tipo de filme”.


Cinema Indie
O termo indie vem da palavra independente. No mundo artístico, a expressão é usada para definir tudo aquilo que foi produzido de forma livre, sem ser apegado a gravadoras ou produtoras.


“Essa denominação também é usada para trabalhos com uma temática um pouquinho fora da curva, fora do óbvio. Da mesma forma que são considerados indies os filmes de sucesso que são de países sem uma tradição cinematográfica”, explica Solange .


Mesmo se tratando de obras não tão conhecidas pela maioria do público, os visitantes não deixam de assistir às produções. A cada sessão, estão presentes entre 25 e 30 pessoas.


As exibições acontecem de quarta a sábado, às 16 horas,pois segundo Solange, há muitos idosos cinéfilos que frequentam o espaço nesse horário. Com entrada gratuita, o Circuito Indie Festival 2019 é aberto a todos, respeitando a classificação etária. Os longas são exibidos na sala 2 do Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida).
 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter