Restart ativa memória afetiva dos fãs com show em Santos

Pe Lu e Thomas relembram o início da banda que faz show da turnê de despedida neste sábado (30)

Por: Ravena Soares  -  30/03/24  -  06:52
Entre 2008 e 2015, a banda Restart dominou as paradas do pop rock nacional; grupo tem relação estreita com Santos, o primeiro lugar que tocaram fora de São Paulo
Entre 2008 e 2015, a banda Restart dominou as paradas do pop rock nacional; grupo tem relação estreita com Santos, o primeiro lugar que tocaram fora de São Paulo   Foto: Divulgação

História. Poderíamos dizer que quatro jovens fizeram história durante sua trajetória artística no Brasil, lançaram uma tendência e levaram milhares de fãs à loucura com suas músicas, clipes e shows. O Restart, sem dúvidas, foi uma febre colorida que marcou uma geração.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Após oito anos de hiato, em outubro de 2023, Pe Lu (vocais e guitarra), Pe Lanza (vocais e baixo), Thomas (bateria) e Koba (vocais e guitarra) voltaram aos palcos com a turnê Pra Você Lembrar, que marca a despedida do grupo nos palcos. Neste sábado (30) será a vez de Santos, que receberá a turnê na Associação Atlética Portuários.


Em entrevista exclusiva, o vocalista e guitarrista Pe Lu e o baterista Thomas relembram o início da trajetória, em 2008, quando a banda vinha a Santos para participar de festivais, e também dos primeiros shows, na Capital Disco.


“Foi uma das primeiras cidades a que fomos fora de São Paulo – e que tinha alguém para nos ver (risos). Então, temos memórias muito positivas, de shows muito quentes”, relembra Pe Lu.


Por isso, desde o começo, Santos foi uma das cidades selecionadas para receber a turnê. “Falamos: ‘temos que dar um jeito de estar lá porque faz parte da nossa história’”.


Recomeçar (após o hiato)

Os quatro amigos se conheceram em 2004 no colégio onde estudavam. Adolescentes, formaram uma banda, a Morning Glory, para um festival escolar no qual ficaram em segundo lugar. O Restart só foi surgir mesmo em 2008. No ano seguinte, em 2009, a banda já tinha dois grandes sucessos: Recomeçar e Levo Comigo.


Até 2015, foram mais de meio milhão de discos vendidos, turnês vistas por milhões de pessoas em 23 estados e em três países. Nesse período, lançaram cinco álbuns e ganharam 23 prêmios.


A pausa, contudo, foi anunciada em 18 de março de 2015, no Dia do Fã. “Nós trabalhamos muito, né? Muito show, muita imprensa. Acho que foi naquele momento que paramos e falamos ‘cara, a gente precisa de um espaço’. Até para que nós nos entendêssemos como indivíduos, porque crescemos sendo os caras do Restart”, lembra Pe Lu.


Segundo Pe Lu e Thomas, esse período foi muito importante para que pudessem se restabelecer. Eles continuaram amigos longe dos palcos. E, em 2022, decidiram voltar com uma turnê de despedida. “Foi muito importante (a pausa) para nós conseguirmos, inclusive, poder olhar: ‘nossa, sabe uma coisa que a gente nunca fez? Uma turnê de despedida’”, explica Pe Lu.


Para Pe Lu, os anos de pausa trouxeram amadurecimento e fortalecimento. “Como estamos mais fortes individualmente, acho que a banda também está mais forte, mais coesa, segura”.


Levo comigo

Em 2024, a Restart completa 16 anos. Os quatro integrantes já não são mais adolescentes, assim como os fãs, que cresceram junto com a banda – alguns, inclusive, batizaram seus filhos com os nomes dos músicos.


Apesar disso, a vibe do show permanece: fãs emocionados, com suas roupas coloridas e faixas na cabeça, cantando os grandes sucessos. “É uma sensação de missão cumprida. Eu acho que a gente conseguiu”, explica o baterista Thomas.


Para ele, o melhor da banda é fazer parte da vida de milhares de pessoas. “É muito legal esse lance de ter feito parte, não só da trilha sonora da pessoa, mas é meio que uma energia (...) Fica um sentimento de dever cumprido”.


Nunca vai ter fim

A turnê vai até outubro e será finalizada com algo inédito, segundo Thomas – ele disse ser esse o único spoiler que pode ser dado no momento. “A banda Restart vai continuar marcada na vida das pessoas. Eu acho que ela tem muita força de encontrar abrigo em novas pessoas também”, comenta Pe Lu.


Já Thomas acredita que a ficha que a banda realmente ‘acabou’ só vai cair um mês depois do último show. “Eu acho que vai bater uma ‘badzinha’. Aí eu falo ‘pô, sacanagem’”, brinca.


Vou cantar (em Santos)

O show Pra Você Lembrar será neste sábado, às 20 horas, na Associação Atlética Portuários de Santos (Rua Joaquim Távora, 424, Marapé). Os ingressos disponíveis custam entre R$ 80,00 e R$ 2 mil e estão à venda aqui.


“A gente criou o show para a galera ter todas essas sensações. Chorar, gritar, ficar com saudade, lembrar de alguém. Fizemos meio que uma linha do tempo para a galera sentir um pouquinho de cada coisa”, destaca Pe Lu.


Logo A Tribuna
Newsletter