Pinacoteca de Santos tem exposição de brinquedos do passado

Nova mostra estreia ao público nesta sexta-feira (26)

Por: ATribuna.com.br  -  25/04/24  -  19:40
As locomotivas Pioneer-Zephyr estão na exposição
As locomotivas Pioneer-Zephyr estão na exposição   Foto: Divulgação

Uma viagem ao passado a bordo de brinquedos clássicos do século 20 é a proposta da mostra Máquinas do Tempo na Pinacoteca Benedicto Calixto: Memórias, Afetos e Brinquedos que Moldaram um Século. Ela será aberta ao público nesta sexta (26), às 9h, na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, Santos).


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Organizada pelos curadores Carlos Zibel e Antonio Carlos Cavalcanti, a partir do acervo e colecionador e fotógrafo italiano Giacomo Favretto, radicado no Brasil desde 1974, a mostra traz brinquedos que marcaram as eras da mobilidade e da motorização, desde trens a vapor até aviões.


Caminhonete basculante e carros de corrida também fazem parte da mostra
Caminhonete basculante e carros de corrida também fazem parte da mostra   Foto: Divulgação

Um dos destaques da mostra é a locomotiva Pioneer-Zephyr 9900, ícone do design aerodinâmico, um marco na história ferroviária por sua eficiência e velocidade. Foi apresentada na Exposição Universal de Chicago, em 1933. “Máquinas do Tempo não é apenas uma exposição; é uma celebração da nossa capacidade de sonhar e realizar”, afirma o presidente da Pinacoteca, Roberto Clemente Santini.


Já Favretto evoca a locomotiva como um símbolo de toda a exposição. “A Pioneer-Zephyr é mais do que uma miniatura; ela é uma janela para um momento definidor na história. É uma honra compartilhar essa peça, juntamente com as outras da minha coleção, e trazer essas histórias fascinantes para o público”.


A mostra integra a 2ª edição do projeto Arte na Pinacoteca e pode ser apreciada de terça a domingo, das 9 às 18 horas.


Logo A Tribuna
Newsletter