Exposição de Salvador Dalí estreia dia 1º, na Capital

Com mais de 100 conteúdos inéditos e vindos da Espanha, mostra traz oportunidade de mergulhar no universo surrealista

Por: ATribuna.com.br  -  22/04/24  -  20:50
A inquietante arte de Salvador Dalí poderá ser esmiuçada a partir de 1º de maio
A inquietante arte de Salvador Dalí poderá ser esmiuçada a partir de 1º de maio   Foto: Pixabay

Uma jornada com começo, meio e muitos finais possíveis – inclusive um ‘sem fim’. A inquietante arte de Salvador Dalí poderá ser esmiuçada a partir de 1º de maio, na mostra Desafio Salvador Dalí, que estará em cartaz no Museu de Arte Brasileira, da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP, Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo).


Com mais de 100 conteúdos expositivos inéditos no País, trazidos diretamente da Espanha sob supervisão da Fundação Gala-Salvador Dalí, a mostra interativa oferece uma oportunidade ímpar de mergulhar no universo surrealista de um dos mais expressivos artistas do século 20. Também a vida de Dalí, e a relação com sua obra, são abordadas, desde sua capacidade de antecipação, o respeito pelo ofício, a admiração pela tradição clássica e a relação pouco convencional com a esposa Gala.


Com produção geral da Conteúdo Criativo, responsável pelo projeto, os objetos, conteúdos e interatividades concebidos pela empresa espanhola ArtDidaktik estarão ordenados em seis grandes áreas, ou temas, de exposição.


No primeiro deles, chamado de Descobrindo Dalí, contém a evolução de sua trajetória pessoal e produção como pintor, em paralelo à história do século 20 que tanto o influenciou. Dividida por décadas, estão obras em formato ampliado para perceber detalhes e se entender técnicas utilizadas pelo artista.


A segunda subdivisão chama-se Dalí Poliédrico. Como o nome sugere, aqui estarão as clássicas ilustrações do artista para clássicos da Literatura, como Dom Quixote, bem como cenografias concebidas para teatro e cinema (em filmes de Luis Buñuel e Alfred Hitchcock, por exemplo). Além de coleções de joias e peças publicitárias.


Lugar da arte
Seguindo a jornada, chega-se a O Ateliê Daliniano, que recria o principal ateliê do artista, ao reproduzir a Casa-Museu Salvador Dalí, em Port Lligat, no litoral da Catalunha. A exposição conta como o próprio ateliê influenciou obras como El Cristo, de 1951, e os sucessivos retratos de sua esposa Gala.


A próxima parada é no Surrealismo, em que os visitantes percorrerão um túnel para tomarem parte de uma inserção sensorial nos quadros mais representativos do artista, interagindo com as possibilidades sonhadas por Dalí.


Tecnologia
Na sala de Imagens de Dupla Interpretação e Estereoscopia, recursos especiais de iluminação e de 3D as experiências estéticas e científicas de Salvador Dalí com o mundo imagético levarão o público a refletir sobre como os caminhos da arte podem influenciar, subverter ou apenas agradar aos sentidos humanos.


Para encerrar a experiência, um conteúdo audiovisual, com oito minutos, desenvolvido em realidade virtual, revela detalhes das obras que por décadas ficaram invisíveis até a especialistas.


Serviço: Desafio Salvador Dalí na FAAP, Museu da Arte Brasileira da da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP, Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo). De 1o de maio a 30 de junho, de terça a domingo, das 10 às 20 horas. Ingressos a R$ 60,00, à venda pela internet.


Logo A Tribuna
Newsletter