Santista lança segundo single sem esquecer de suas origens

Vinicius Cunha, o Vinnie, mora na Alemanha, mas gravou seu primeiro clipe profissional em sua terra natal, mantendo suas raízes

Por: Beatriz Araujo & Colaboradora &  -  24/01/21  -  23:24
“Eu precisava de um trabalho para me apresentar como vocalista de alta qualidade
“Eu precisava de um trabalho para me apresentar como vocalista de alta qualidade", ressalta Vinnie.   Foto: Many Conva

As férias do santista Vinícius Cunha, que há três anos mora e trabalha na Alemanha como auditor de dados, foram aproveitadas de forma especial. Ao vir para Santos visitar a família no final de ano, ele usou a viagem para dar seu primeiro passo profissional na música, sua paixão desde criança. Assim surgiu o videoclipe de seu single, Silent Whisper,gravado na Ponta da Praia.


De acordo com Vinnie, seu nome artístico, a música é um metal progressivo com uma “pegada gospel e melancólica”. O single tem participações de músicos renomados como Pedro Tinello e Raphael Dafras, ambos da banda Almah, e Erywan Freitas.


Quanto ao cenário do clipe, Vinnie explica que Santos sempre foi a primeira opção. “Eu gosto muito daqui, mas não moro mais na cidade e não posso olhar para a praia todo dia. Então, com o clipe, eu sempre poderei assistir e relembrar dos momentos que passei nessa cidade tão bonita”.


Após o lançamento, Vinnie diz não enxergar mais a música apenas como um hobby. “Sempre soube que a música é importante na minha vida. Mas meu gatilho para investir na área foi perceber, já mais velho – ele tem 26 anos – , que durante meu trabalho corporativo fico na expectativa para chegar em casa e poder cantar. Sinto que é minha paixão”.


Mensagem


Apesar de considerar a letra da canção subjetiva, Vinnie conta que a inspiração para escrevê-la foi a perda de uma pessoa querida, em dezembro de 2019. “Silent Whisperfala sobre a dor da perda e como, ao mesmo tempo, não queremos demonstrar esse sentimento. Eu me identifico muito com esse comportamento e acho que as pessoas também vão se reconhecer na música”.


Vinnie espera que a música traga conforto, em tempos tão difíceis. “Infelizmente, por conta da pandemia, tivemos muitas perdas. Minha intenção é que o ouvinte se sinta compreendido”, ressalta ele, apesar de o single não ter sido lançado por conta do atual momento.


Processo criativo


Vinícius mora em Bonn, na Alemanha. Suas músicas foram desenvolvidos entre idas e vindas ao Brasil. (Foto: Katharina Vonderkall)


As primeiras ideias do singlecomeçaram a surgir em julho de 2020. “Eu sabia que queria fazer uma música e dediquei tempo, mesmo, para o meu processo criativo desenrolar”.


Inicialmente, a música foi gravada em seu próprio quarto, na Alemanha. “A vantagem da Europa é que as janelas já têm praticamente um tratamento acústico, pois são revestidas para aguentar o inverno”, explica. Além disso, durante o isolamento social, ele criou um home studio,com equipamentos que o auxiliam.


Com relação à música, ele explica que primeiro “encontrou” as duas primeiras notas, feitas com seu teclado e sintetizadores virtuais. A partir disso, a melodia e a primeira versão da letra foram desenvolvidas.


Depois, Pedro Tinello ajudou a criar o arranjo da bateria da Silent Whisper. Erywan Freitas complementou com as guitarras em um estilo gospel. Por fim, o Raphael Dafras complementou com ideias no baixo. De forma conjunta, a música teve seus ajustes finais e foi concluída.


O primeiro


Inner Peace foi o primeiro single lançado por Vinnie, em 2020. Segundo ele, foi uma música experimental, que serviu como um estudo para o início de sua carreira profissional. A canção foi composta no final de 2019, enquanto ele viajava para o Brasil. A canção foi gravada e finalizada na Alemanha. Assim como Silent Whisper, a música está disponível nas plataformas digitais.


Proximos passos


Neste ano, Vinnie pretende lançar mais cinco singlese continuar cantando covers para publicar na internet. Seu trabalho pode ser acompanhado pelo Youtube, pelo @vinniesings nas redes sociais (Instagram e Facebook) e em seu site. Seu desejo é que, em um futuro próximo, seu trabalho se transforme em um álbum.


Logo A Tribuna
Newsletter