EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

6 de Agosto de 2020

Prefeitura de Santos divulga lista de classificados em concurso de curtas

Dez produções concorrem a R$ 60 mil

As produções classificadas no 1º Concurso de Apoio a Projetos Culturais de Curtas-metragens de Santos foram divulgadas nesta quinta-feira (5), no Diário Oficial da Cidade. Ao todo, dos dez trabalhos selecionados ontem sairão cinco produções que receberão R$ 60 mil cada para a realização do filme.

Na sexta-feira (6), a Prefeitura fará uma sessão pública para abrir os envelopes com documentos dos cinco primeiros classificados, que, caso estejam com tudo correto, assinarão contrato com a Secretaria Municipal de Cultura e terão até seis meses para concluir o projeto.

A sessão acontece a partir das 17 horas, no Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss), na Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.

As produções, no formato de ficção e com até 25 minutos, foram escolhidas por uma comissão mista, formada por dois membros da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e três representantes da sociedade civil.

“Eu achei a primeira edição muito positiva, primeiro pelo número de projetos apresentados e, depois, pelo tempo que tiveram para apresentar. São projetos com histórias interessantes e com linguagem cinematográfica inovadora”, avalia a secretária adjunta de Cultura Raquel Pelegrini.

Ela destaca ainda que entre os critérios de seleção previstos em edital, o item que mais chamou a atenção da comissão e despertou debates técnicos foi o roteiro. “São todos temas relevantes, voltados à atualidade, inclusive os que são de época. São produções muito legais, com roteiros bem interessantes”, afirma.

Raquel conta que a segunda edição do concurso, que deve ser lançada ainda neste ano, já está sendo pensada. “Para o próximo, temos que fazer uma revisão do edital, para rever a questão do tempo, ajustar um prazo maior”, calcula a secretária adjunta.

Outro ponto que ela quer reforçar é o preparo dos interessados em participar de programas de fomento para formatar projetos. “Vamos dar atenção a isso, pois tínhamos trabalhos apresentados que não tinham a estrutura mínima requerida em edital”.

Para isso, Raquel pensa na realização de oficinas com parceiros, como a que foi feita no final do ano passado no Sesc Santos, e que podem ajudar os participantes na preparação de projetos para programas como o Facult e ProAc-SP.

Cidade Criativa

Pelo cronograma, as obras classificadas agora não devem ficar prontas para a 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, que acontece em julho, em Santos. Mas a ideia é que os proponentes dos projetos escolhidos participem de uma roda de conversa na área dedicada ao Cinema e apresentem algum material do curta, como um making off.

Além da produção cultural, o concurso municipal pretende movimentar a economia local, já que cada produção contemplada tem de ter 70% de suas contratações de pessoas jurídicas da Cidade.

Classificados

  • 1º Tarquínio, de Querô Filmes
  • 2º Se Trans For Mar, de Talita Fernandes de Souza 
  • 3º Deus de Areia, de Ludmilla Rossi 
  • 4º Quando as Máquinas Param, de Dino Menezes 
  • 5º Parabéns Aline, de Fabricio de Lima Luiz 

Suplentes 

  • 6º Heróis, de Nilton Ferreira 
  • 7º Chuteiras do Jabaquara, de Nuno Leal Maia 
  • 8º Vento Noroeste, de Isabella Souza Rosa 
  • 9º Jardim Elétrico, de Telmo Martins Teixeira 
  • 10º Lee, de Fabiana Conway
Tudo sobre: