Pandemia dá o tom nas produções do Curta Santos

Público pode assistir e votar em 109 obras

Por: Egle Cisterna  -  15/12/20  -  11:32
Mulheres de Fé é um dos curtas inscritos no festival
Mulheres de Fé é um dos curtas inscritos no festival   Foto: Reprodução

Além de ampliar o olhar e a reflexão com as histórias contadas em 109 obras audiovisuais, o público que acompanha a 18º edição do Curta Santos – Festival de Cinema de Santos vai perceber que a pandemia de covid-19 está refletida em boa parte dos curta-metragens e videoclipes inscritos no evento gratuito, que começou ontem e segue até domingo, com exibições pelo canal do Youtube. 


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Os festivais foram se readequando e não foi diferente com o Curta Santos. A sala de cinema passou a ser a sala de casa e o celular do espectador”, conta o diretor artístico do festival, Junior Brassalotti. Ele explica que este ano, quando acontece a primeira versão on-line, com o tema Ensaios sobre o Amanhã, o público é convidado a refletir sobre o momento atual e como o mundo vai ser daqui pra frente. 


“Temos muitas produções inscritas que tratam desse assunto. Não tinha como ser diferente, pois essa temática está presente no dia a dia das pessoas. Portanto, também está nos curtas e nos videoclipes locais e nacionais”, comenta ele. 


Além do conteúdo, Brassalotti analisa que o isolamento social fez com que os produtores de audiovisual também repensassem as linguagens para realizar seus trabalhos. “Temos muito conteúdo feito em casa. A pandemia nos obrigou a ‘se virar nos 30’ e ainda temos muita obra apontando uma solução”, avalia. 


Neste ano, nas mostras oficiais, o festival recebe 56 obras vindas de 12 estados brasileiros e do Distrito Federal, com 36 curtas-metragens e 20 videoclipes. Serão 18 curtas de produção nacional, na mostra Olhar Brasilis; 18 curtas da produção da Baixada Santista, na mostra Olhar Caiçara; e dez videoclipes na mostra Videoclipe Brasilis e outros dez na mostra Videoclipe Caiçara


Os filmes da competição ficarão disponíveis ao público por um período de 24 horas, quando quem assiste poderá votar durante cada sessão. Os vídeos podem ser vistos no site.


Outras atividades 


Além da competição, a 18ª edição do Curta Santos terá atividades formativas e outras mostras especiais com mais 53 filmes. Entre elas estão a Mostra Internacional Cidades Criativas; a Mostra Universitária Ânima, que reunirá obras cinematográficas produzidas por universitários; a Mostra Mabs,com criações do Movimento Audiovisual da Baixada Santista; a Mostra das Minas, com filmes dirigidos e produzidos por mulheres e a Mostra Regional Festa62. A programação completa está no site do evento.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter