Paisagens da Baixada Santista estão em livro virtual

Projeto do Urban Sketchers Brasil apresenta pontos conhecidos que foram desenhados em várias técnicas

Por: Egle Cisterna  -  25/02/20  -  00:01

Observar a rua e dela registrar com fidelidade o momento atual, usando a arte para gravar o lugar onde se mora ou visita. Essa é a filosofia do Urban Sketchers (USk), uma organização que reúne no mundo todo pessoas que gostam de desenhar o espaço urbano em que se encontra. Um grupo regional acaba de transformar paisagens de Santos e cidades próximas em um livro virtual, que acaba de ser lançado, o "Sketchers do Brasil".


Esse é o 12º título de uma série que tem por objetivo traçar um panorama do movimento USk no Brasil. O primeiro foi lançado em 2016, reunindo 51 desenhistas de todo o País, depois do primeiro encontro nacional de participantes da organização, em Curitiba. 


“O objetivo da publicação era celebrar aquele primeiro encontro e traçar um perfil do movimento no nosso país. Queríamos continuar, mas não houve condições para conduzir a complicada logística de uma edição impressa e cara, mesmo sendo financiada pelos próprios autores”, explica o coordenador geral do USk Brasil, Simon Taylor 


No ano passado, a entidade resolveu viabilizar a ideia com edições virtuais, uma para cada um dos 50 grupos oficiais do USk espalhados pelo País, disponibilizando um arquivo virtual de alta definição para que quem quiser, além de apreciar a publicação, possa fazer sua própria impressão. 


“Queremos também que todos se sintam parte desta família e saibam que podem, sim, aparecer num livro. Queremos que essa série sirva de incentivo para quem quer desenhar conosco tomar de assalto a cidade com as melhores armas: tintas e traços”, diz Taylor. 


A primeira publicação da série foi da cidade de Londrina, lançada em setembro do ano passado, seguida de Florianópolis, Vitória, Goiânia, Natal, Campos dos Goytacazes, Curitiba, Manaus, Rio de Janeiro, Fortaleza e Cuiabá. 


A edição santista, com 32 páginas, reúne os desenhistas Carlos Roque, Claudio Cruz Almeida, Cláudio dos Santos, Edison Muniz, Gustavo T. de Miranda, Henrique Luiz Jesus do Nascimento, Iris Geiger da Silva, Marcos Pereira, Marta Flores, Masahiko Kato e Simone Schumacher.


Além de paisagens bem conhecidas de Santos, como o Outeiro de Santa Catarina, as Ruínas do Engenho dos Erasmos, o Palácio José Bonifácio, a Pinacoteca Benedicto Calixto, a Bolsa do Café, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a Cadeia Velha e o Museu do Porto, a obra traz ainda o mirante Niemeyer e o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, e a Fortaleza da Barra Grande, em Guarujá, entre outras paisagens.


“Somos um grupo bem heterogêneo. Tem arquiteto, dentista, estudante, faxineiro. A retomada do desenho busca sentar e observar as coisas com mais calma”, explica Carlos Roque, que é coordenador regional do USk Santos, grupo que começou as atividades em 2018.


O livro está disponível gratuitamente em http://anyflip.com/vjwu/urql


Logo A Tribuna
Newsletter