Mostra fotográfica explora o balé e a vaidade na velhice

Os temas são enfoques desta semana na exposição virtual Fotógrafas Ocupam o Miss, que segue com novidades até terça-feira (23)

Por: Beatriz Araujo  -  19/03/21  -  16:54
Exposição aborda a vaidade na velhice e a força além da delicadeza no balé
Exposição aborda a vaidade na velhice e a força além da delicadeza no balé   Foto: Sibylla Ventura e Susan Hortas/Divulgação

A vaidade que persiste na velhice e a força além da delicadeza no balé são enfoques desta semana na exposição virtual Fotógrafas Ocupam o Miss (#FotografasOcupamOMiss). As imagens captadas pelas fotógrafas santistas Sibylla Ventura e Susan Hortas estão em destaque nas redes sociais do Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A mostra, realizada em homenagem ao Mês da Mulher e aos 25 anos do Miss, pode ser acompanhada pelo Instagram e pelo Facebook.

A última fotógrafa a expor no projeto será Vanessa Rodrigues, de A Tribuna. De domingo (21) a terça-feira (23), ela trará imagens que mostram a realidade de mulheres que moram em cortiços e casarões do Centro Histórico de Santos.


A beleza da terceira idade


“Estes retratos vieram para desmitificar a ideia de que a vaidade é perdida com o passar dos anos. E que, sim, é muito possível despertar esse interesse ainda que tenhamos ‘preocupações’ com as marcas de expressões trazidas com o tempo”, ressalta a fotógrafa de família e de terceira idade Sibylla Ventura.


Os retratos publicados por ela nas redes sociais do Miss se preocupam em revelar o cotidiano de mulheres idosas, residentes do Lar Vicentino de Assistência à Velhice, de São Vicente.


“Costumo dizer que a arte liberta. E nesses retratos é possível ver também a sororidade existente entre estas mulheres”, comenta ela, referindo-se à foto em que as senhoras se ajudam a se maquiar.


A força no balé


Bailarinas com semblante sério, em meio à Avenida Paulista, em São Paulo, em um dia de domingo antes da pandemia. Este é o cenário das fotos de Susan Hortas.


“O balé não é uma coisa fácil, só delicada. Muito pelo contrário. A bailarina precisa de muita força em tudo que faz. Além do que a dança resiste nesse País, porque a cultura é desvalorizada”, ressalta a fotógrafa, que já foi bailarina.


Também integram a exposição virtual do Miss as fotógrafas Fernanda Luz e Isabela Carrari.


Logo A Tribuna
Newsletter