Falando Séries: The Plot Against America - Ficção bem real

Em meio ao início da pandemia do novo coronavírus, a HBO lançou uma minissérie arrebatadora, que acabou ofuscada pela crise mundial

Por: Lucas Krempel  -  06/06/20  -  12:49
HBO lançou uma minissérie arrebatadora, que acabou ofuscada pela crise mundial
HBO lançou uma minissérie arrebatadora, que acabou ofuscada pela crise mundial   Foto: Divulgação

Em meio ao início da pandemia do novo coronavírus, a HBO lançou uma minissérie arrebatadora, que acabou ofuscada pela crise mundial. The Plot Against America, inspirada na obra de Philip Roth, é facilmente uma das melhores produções de 2020. Se você ainda não assistiu, o HBO Go colocou todos os episódios na plataforma.


Criada pela dupla David Simon e Ed Burns (A Escuta, da HBO), a produção histórica conta uma versão alternativa dos fatos que moldaram os Estados Unidos, a partir do ponto de vista de uma família de trabalhadores judeus em Nova Jersey que observa o crescimento da fama e a ascensão política do xenofóbo populista Charles Lindbergh, considerado também um grande herói de guerra, que se torna presidente e conduz o país ao fascismo.


É curioso que a obra é quase premonitória. Afinal, quase todo mundo enxerga semelhanças entre Charles Lindbergh e Donald Trump. E não estão errados.


É preciso ressaltar que o enredo se desenvolve em um contexto ficcional alternativo à vitória do democrata norte-americano Franklin D. Roosevelt nas eleições presidenciais de 1940. No mundo real, Roosevelt conquistou seu terceiro mandato, mas na história de Philip Roth, o presidente eleito será o piloto norte-americano Charles Lindbergh, promotor do fascismo e da xenofobia.


Na vida real, Roosevelt morreu um mês antes da Alemanha Nazista se render. O seu vice, Harry S. Truman, assumiu o posto, dedicando a vitória na guerra ao seu antecessor. Posteriormente, Truman ainda se manteve no cargo até 1953.


O primeiro episódio de The Plot Against America mostra o clima antes das eleições de 1940, quando o presidente então no segundo mandato, Franklin Roosevelt, de repente se vê desafiado por um candidato outsider na disputa do terceiro mandato. 


A disputa da eleição se torna muito mais tensa para os moradores da comunidade judia de Weequahic, em Newark, quando Lindbergh baseia sua campanha na promessa de que manteria o país fora da Segunda Guerra e acusa os judeus americanos de incentivarem o conflito e serem desleais com os verdadeiros interesses dos Estados Unidos.


Em meio ao caos instaurado com uma eleição em tempos de guerra, The Plot Against America ainda retrata a fundo uma família.


Elizabeth "Bess" Levin (Zoe Kazan), uma dona de casa e esposa dedicada, tem medo do futuro por causa do clima político nos Estados Unidos com a ascensão de Lindbergh. Ela só pensa em proteger a sua família de todas as maneiras possíveis, apesar de o marido, Herman Levin (Morgan Spector), tentar tranquilizá-la. 


Os Levin acabarão vendo de perto o poder de Lindbergh no seu relacionamento com o rabino Lionel Bengelsdorf (John Turturro), que foi cooptado pelo líder para divulgar a mensagem do líder.


A série tem ainda no elenco Wynona Rider, novamente com um excelente desempenho, tal como já ocorre em Stranger Things.


Logo A Tribuna
Newsletter