Estrela do Super Bowl, Shakira cantou em Santos nos anos 1990

Cantora colombiana fez uma apresentação marcante na Reggae Night, extinta casa noturna, no Morro da Nova Cintra

Por: Lucas Krempel  -  03/02/20  -  21:39
Com o álbum Pies Descalzos, primeiro lançado fora da Colômbia, cantora emplacou vários hits
Com o álbum Pies Descalzos, primeiro lançado fora da Colômbia, cantora emplacou vários hits   Foto: Divulgação

Grande estrela do show de intervalo do Super Bowl, que rolou no último domingo (2), a cantora colombiana Shakira veio a Santos nos anos 1990. Para os mais novos, isso parece algo inimaginável. Para os mais experientes, uma memória bem viva.


Foi em 5 de março de 1997, na extinta Reggae Night, casa noturna no Morro da Nova Cintra. À época, Santos recebia muitos artistas renomados. O ícone da surf music Dick Dale, a lendária Deep Purple, a australiana Men At Work, o blueseiro Buddy Guy, Bad Religion, Nofx, Millencolin, Fugazi, além do Helloween, foram alguns deles.


Shakira ainda estava muito longe da popularidade que tem hoje, com mais de 100 milhões de seguidores nas redes sociais. A cantora veio com a turnê de divulgação do terceiro álbum de estúdio, Pies Descalzos, o primeiro lançado fora da Colômbia.


Embalada pelos hits Estoy Aquí e ¿Dónde Estás Corazón?, a colombiana virou presença constante nos programas de TV nacionais. Além disso, realizou 23 shows pelo Brasil entre 1996 e 1997. Além de Santos, cidades como Novo Hamburgo, Barretos, Maringá e Uruguaiana também a receberam.


Pies Descalzos foi tocado na íntegra em Santos, abrindo espaço ainda para uma faixa de cada um dos álbuns anteriores: Tú serás la historia de mi vida (Peligro) e Magia (Magia).


Shakira ficou tão brasileira que chegou a gravar três faixas de Pies Descalzos em português, aumentando ainda mais a idolatria por aqui. Estou Aqui, Um Pouco de Amor e Pés Descalços entraram no disco The Remixes, lançado no fim de 1997.


Curiosamente, Shakira não retornou tão cedo ao Brasil. Parece ter ficado com medo de levar a mesma fama de arroz de festa do Scorpions e Jimmy Cliff, que batiam cartão no país.


Prova disso é que ela veio para os nossos vizinhos várias vezes, mas só voltou ao Brasil em 2011, já como estrela mundial e bombando com Waka Waka, canção tema da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.


Veio ao Brasil, pela última vez, em outubro de 2018. Com a El Dorado Tour, a colombiana lotou o Allianz Parque, em São Paulo. Será que um dia ela retorna a Santos? Muito difícil, mas não custa torcer.


Logo A Tribuna
Newsletter