Escritor Ailton Krenak vence o Troféu Juca Pato

Autor foi escolhido pela obra "Ideias para adiar o Fim do Mundo"

Por: Da Redação  -  22/09/20  -  09:43
Militante ativo, o jornalista mineiro é um dos líderes brasileiros da causa indígena e ambientalista
Militante ativo, o jornalista mineiro é um dos líderes brasileiros da causa indígena e ambientalista   Foto: Divulgação

O escritor Ailton Krenak é o vencedor da 62ª edição do Troféu Juca Pato, um dos mais importantes prêmios da literatura brasileira concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE).


O autor de Ideias para adiar o Fim do Mundo(Companhia das Letras) concorreu com outros 54 indicados de todo o País e ficou entre os finalistas da premiação com Eliane Brum, Laurentino Gomes e as santistas Djamila Ribeiro e Maria Valéria Rezende.


Pela primeira vez, a votação foi realizada exclusivamente por voto eletrônico, através do site . E, após a seleção realizada entre os sócios da UBE, Krenak foi escolhido para receber o troféu, homenagem ao Intelectual do Ano. Trata-se de um reconhecimento conferido à personalidade que, tendo publicado livro de repercussão nacional no ano anterior, tenha se destacado em qualquer área do conhecimento e contribuído para o desenvolvimento e prestígio do País, na defesa dos valores democráticos e republicanos.


No ano passado, o vencedor foi o colunista de A Tribuna, Ignácio de Loyola Brandão. A entrega do Juca Pato está marcada para dezembro.


Sobre o premiado


O jornalista mineiro Ailton Krenak, de 67 anos, é um ativo militante e um dos líderes brasileiros da causa indígena e ambientalista há várias décadas. É também autor de O Amanhã não está à vendae do recém-lançado A Vida não é Útil.


Logo A Tribuna
Newsletter