Drama 'Adeus à Noite' é uma das estreias cults

Catherine Deneuve protagoniza película francesa, com direção do premiado André Téchiné

Por: Lucas Krempel & Da Redação &  -  13/09/19  -  13:23
  Foto: Reprodução

O momento sem cinema de arte na região durou pouco. Há duas semanas, o Cine Roxy lançou o projeto Cinetopia, que vem ocupando a unidade do Pátio Iporanga com filmes cult.


Nesta semana, uma das estreias é 'Adeus à Noite', do premiado diretor André Téchiné ('Minha Estação Preferida' e 'As Testemunhas') e com Catherine Deneuve na linha de frente.


Esse drama familiar foi selecionado para o último Festival de Berlim, mas não conquistou um retorno muito positivo da crítica no exterior. Apesar disso, vale investir o tempo para assistir ao longa,principalmente se você gosta de ver um olhar mais profundo de assuntos atuais. O filme é contemporâneo e aborda algo muito presente na sociedade europeia.


Téchiné, em entrevista recente, conta que a inspiração para o filme partiu de um livro, um compilado de entrevistas com jovens franceses sobre suas escolhas para o futuro.


Em 'Adeus à Noite', Catherine Deneuve interpreta Muriel, uma senhora que tem uma vida tranquila em seu haras, cuidando da plantação de amêndoas. Quando Alex (Klein), seu neto, chega para passar uns dias com ela, antes de mudar-se para o Canadá, sua rotina é transformada.


O fato de Muriel morar no campo não é em vão. Alex está prestes a viajar, mas não para o local que sua família pensa. É a partir disso que o drama se desenvolve.


O neto de Muriel possui segredos com sua namorada Lila (Amamra), que o acompanhará nessa viagem. As motivações da partida envolvem religião, mudança de comportamento e algo muito mais grave.


Disposta a evitar a viagem do neto, a personagem de Catherine Deneuve fará de tudo para demovê-lo dessa ideia. Além disso, ela precisa proteger a sociedade dos planos de Alex.


A crítica não foi favorável por entender que o diretor não conseguiu ser original. Embora baseado em uma “ideia original”, há pouca originalidade nessa história. Quem assistiu aos filmes apaixonantes de Téchiné pode se decepcionar com a mudança de perfil. A produção cede a armadilhas banais na reta final, o que diminui o impacto do filme.


Logo A Tribuna
Newsletter