Diego Higa, campeão de drift, explica o esporte que foi tema da festa de Fiuk no 'BBB 21'

Piloto santista é campeão internacional da modalidade automobilística, e já enfrentou o amigo Fiuk nas pistas

Por: Bia Viana  -  18/03/21  -  14:42
Fiuk e Diego competem juntos nos eventos do esporte
Fiuk e Diego competem juntos nos eventos do esporte   Foto: Reprodução/Twitter

Você conhece o drift? O universo da modalidade automobilística foi escolhido como tema da festa do líder Fiuk nesta quarta-feira (17). Para entender melhor como funciona essa prática, pedimos ao piloto santista Diego Higa, campeão internacional no esporte, para nos explicar um pouco mais sobre esse universo.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O drift é uma técnica de direção de carros que consiste em "andar de lado". A prática nasceu e se popularizou no Japão, nos anos 1970, chegando oficialmente ao Brasil apenas em 2006. O pai de Diego Higa, Walter Santana Neto, foi o responsável por apresentar o esporte ao piloto. "Ele e minha mãe foram morar no Japão a trabalho. Ficaram um ano direto, em busca de uma vida melhor. Quando retornaram, meu pai tinha conhecido o drift. Ele procurava eventos no Brasil, até o dia que comprou seu primeiro carro".


A paixão pelo automibilismo já veio da infância, mas a descoberta do drift mudou tudo. "Meu pai tem uma oficina mecânica há mais de 15 anos, e eu sempre gostei de ficar lá, brincar com carros, sempre foi minha paixão. Comecei a ir nos treinos com ele e achava incrível vivenciar aquele momento. Quando fiquei um pouquinho mais maduro, com uns 12 para 13 anos, meu pai tinha me dado um kart, por hobby. Tentava fazer tempo, fazer as corridas, mas a ideia sempre foi jogar de lado, uma influência muito grande do meu pai", explica.


Legenda: Diego e seu pai, Neto, caminham lado a lado na paixão pelo automobilismo.
Legenda: Diego e seu pai, Neto, caminham lado a lado na paixão pelo automobilismo.   Foto: Reprodução/Instagram

Foi nessa mesma idade que a jornada profissional começou. "Decidimos vender o kart e comprar um carro nacional, com tração traseira manual para fazer drift. Na época, compramos uma Ômega Suprema, meu primeiro carro de drift, onde tudo começou. Comecei a treinar, viver várias aventuras, ganhar experiência. Aprendi o máximo que pude com a Suprema e fui chamado pra uma equipe do Brasil, a Drift Show. Eles nos cederam a carroceria, e montamos todo o resto da mecânica do carro na oficina. Foi aí que entrei no esporte de cabeça, com apenas 14 anos de idade".


Desde então, são 10 anos dedicados ao esporte. Em meio a várias competições e prêmios conquistados, Diego abriu uma escola de drift em Santos, no Macuco, para ajudar a popularizar o esporte e inspirar novos pilotos. "O drift é um esporte de muito entretenimento, o tempo inteiro vivendo emoção, da largada até o final da corrida. Você vê a proximidade dos carros, os toques no meio da batalha, é muito apaixonante. Com a demanda do drift e a carência de estruturas, acabei criando minha escola, que tem tanto curso online quanto o presencial".


O curso é bem intensivo: são dois dias de aula, com cinco horas por dia. A escola oferece três níveis: aprendizado (para iniciantes no esporte), evolução (desenvolvimento das técnicas) e um avançado, para quem busca se aprofundar na prática. Interessados podem buscar mais informações sobre o curso e a escola no site oficial de Diego Higa.


Completando 24 anos nesta quinta-feira (18), o atleta ainda tem muito a alcançar no esporte. "Mesmo com todas as experiências, estou numa posição em que as coisas estão apenas começando. Ainda tem muita coisa pra acontecer pela frente!", revela, otimista.


Santista Diego Higa é campeão mundial de drift e ajuda a popularizar a modalidade no Brasil
Santista Diego Higa é campeão mundial de drift e ajuda a popularizar a modalidade no Brasil   Foto: Reprodução/Instagram

Hyperdrive Netflix


Além das premiações dentro do esporte, Diego Higa também foi campeão nas telinhas. Ele foi o grande vencedor do Hyperdrive, reality show da Netflix sobre drift. Participando em 2017, o piloto foi o maior destaque do seriado, conquistando fãs no mundo inteiro.


"O convite surgiu enquanto eu tava participando da Fórmula Drift, nos Estados Unidos, que é o maior campeonato de drift do mundo. Recebi uma ligação sobre a seleção de alguns pilotos, para ver qual se encaixava melhor no programa, e topei na hora. Passei por diversas seleções, questionários, até o grande dia chegar e eu ser chamado pro programa que com certeza mudou minha vida", conta Higa.


O atleta revela que a agenda do reality era, literalmente, muito acelerada. "O programa acontecia de noite, tipo um morcego. Tínhamos que estar no set às 16h, as gravações iniciavam às 19h e acabavam 5. 6 horas da manhã, todos os dias. Só folgava no domingo. Foram 12 dias corridos nessa escala, foi tenso! (risos) Se o carro quebrava na madrugada, eu tinha que virar a noite, arrumar no período da manhã, descansar um trechinho e estar pronto para competir no dia seguinte". Apaixonado pela adrenalina, o piloto disse que faria tudo novamente. "Eu amo competitividade, foi uma experiência muito boa. Não era só ser o melhor dentro da pista, era ser o mais concentrado, o que sabia poupar e acelerar o carro nas horas corretas, foi uma experiência incrível", descreve.


As corridas não tinham somatória de pontos, portanto, a corrida final não tinha o peso de outras cinco vitórias consecutivas. Era tudo ou nada. "Quando as coisas foram se afunilando e chegando na final, eu representava o Brasil junto com meu pai, no meio de vários estrangeiros, e sentia que precisava trazer esse título pra casa. Eu precisava mostrar pro mundo que o brasileiro tem esse poder, muita garra, muito potencial de chegar onde ele quiser", relembra Higa.


No final, ele dedica a grande conquista ao seu mentor e parceiro de pista. "Foi uma vitória em conjunto com o meu pai. Se não fosse por ele, talvez não fosse possível. Conseguimos trazer o título do campeão de Hyperdrive pro Brasil, um troféu que fica guardado em casa, muito bem guardado! (risos)".


BBB 21


Nos intervalos de trabalho, Higa tira um tempo para acompanhar as novidades do BBB 21 na televisão e nas redes sociais. O piloto se animou ao saber sobre a temática da festa de Fiuk, com quem já correu e competiu no drift.


"O Fiuk é uma pessoa que sempre somou no esporte, sempre promoveu eventos e ações, sempre falou sobre drift nas redes. Sou muito grato por ele viver nesse mundo, por estar sempre aproveitando os momentos que tem para divulgar o esporte. Temos uma amizade grande, o admiro muito, e desejo todo o sucesso do mundo pra ele".


Mesmo sem declarar sua torcida, o piloto aposta que o jogo ainda terá muitas reviravoltas. "É difícil dizer quem é a pessoa certa, o jogo muda a cada instante. Não tenho como definir um campeão, cada hora é uma novidade, um lado diferente de cada pessoa. Está bem acirrado". Como veterano em reality shows, claro que a principal torcida de Higa é pelo desfecho dessa corrida.


Logo A Tribuna
Newsletter