Crítica: 'Luta por Justiça' mostra trama densa e real

Longa-metragem demonstra o quanto Michael B. Jordan evoluiu em Hollywood

Por: Lucas Krempel & Da Redação &  -  20/02/20  -  11:23
Michael B. Jordan e Jamie Foxx contracenam em
Michael B. Jordan e Jamie Foxx contracenam em "Luta por Justiça"   Foto: Divulgação

Michael B. Jordan tem se mostrado um ator versátil e eclético na escolha de seus papéis. Depois de viver Adonis Creed em dois filmes do spin-off de Rocky, além de personagens marcantes em Pantera Negra e Quarteto Fantástico, ele agora dá vida ao advogado Bryan Stevenson em Luta por Justiça.


Certamente em um de seus protagonistas mais densos, Jordan tem ótima atuação. Na trama, inspirado em uma história real, Stevenson é um jovem advogado que tem um desafio e tanto pela frente.


Após se formar em Harvard, o advogado poderia ter optado por um emprego com bom salário. Ao invés disso, ele vai ao Alabama para defender pessoas que foram condenadas injustamente sem contar com representação adequada, onde terá o apoio da advogada Eva Ansley (Brie Larson). 


Um de seus primeiros casos é o de Walter McMillian (Jamie Foxx) que, em 1987, foi condenado à morte pelo assassinato chocante de uma jovem de 18 anos, apesar das evidências que apontavam sua inocência e o fato de que o único depoimento contra ele veio de um criminoso com motivos para mentir. 


Nos anos que se seguem, Bryan se envolve em um labirinto de manobras legais e políticas, além de racismo, à medida que luta por Walter e outros como ele.


É louvável ver o desempenho acima da média de Jordan, justamente por se tratar de algo tão forte e atemporal no mundo. Quantas vezes discutimos a violência racial nos Estados Unidos e no Brasil? Uma história tão densa como essa, pedia um grande ator. E Jordan não decepciona.


O elenco, com Brie Larson e Jamie Foxx, garante ainda mais força ao longa, que infelizmente não deve ter grandes números de bilheteria. Discutir racismo e desigualdade racial ainda não é prioridade no País. Uma pena!



Luta Por Justiça (Just Mercy). Direção de Destin Cretton. Roteiro coescrito por Cretton, baseado no livro de Bryan Stevenson. Com Michael B. Jordan, Brie Larson, Jamie Foxx.


Logo A Tribuna
Newsletter